Banner Portal
O leitor em formação: múltiplos caminhos
PDF

Como Citar

COSTA, Keila Matida de Melo. O leitor em formação: múltiplos caminhos. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 217–219, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643617. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O livro organizado por Souza1 reúne uma coleção de textos que discute a leitura e a literatura, tendo como foco a formação do leitor e como objetivo o levantamento de questões acerca do papel do professor e da escola, na aproximação entre aluno-texto-mundo. Nelly Novaes Coelho é quem abre as portas dos textos ao leitor. Leitor previsto como alguém ligado à escola; no caso, o professor, cujo interesse maior deve estar em aperfeiçoar sua capacidade de orientar crianças e jovens para que se autodescubram, para que sejam capazes de conquistar os bens culturais necessários a fim de atuarem conscientemente na realidade e, dessa forma, reordenarem o mundo. Oito textos compõem a obra. Professores, escritores, pesquisadores de diversas instituições, de vários pontos do Brasil, manifestam-se sobre o assunto, de ângulos diferentes, compondo um bom território, com muitos caminhos, que o leitor pode escolher percorrer em qualquer ordem.
PDF

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.