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Linguagem e percepÁ„o visual no ensino de GeociÍncias
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Palavras-chave

Ensino de Ciências. Ensino de Geociências. Linguagem visual. Percepção visual. Narrativas

Como Citar

COMPIANI, Maurício. Linguagem e percepÁ„o visual no ensino de GeociÍncias. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 84–104, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643657. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Pretendo mostrar neste artigo que a complexidade do objeto e dos fenômenos em Geociências solicita o uso da linguagem visual e força um compartilhamento desta com a linguagem verbal. No contexto do ensino fundamental, ressalto a Geologia como ciência histórica, destacando a sua racionalidade de partir do efeito para explicar as causas dos fenômenos, valorizando a lógica e a narrativa histórica, os raciocínios espaciais e a linguagem visual. Incentivo os alunos a desenvolverem a narrativa histórica entrelaçando o verbal (narrativo) e o não-verbal (desenhos). Faço uma discussão com duas estórias e com dois desenhos que mostram que os alunos desenvolveram um “pensamento visivo”, determinado pela necessidade de estruturar no desenho a organização e a representação de conceitos visuais; nas estórias, além disso, desenvolve-se a lógica narrativa em que as partes foram conformadas tendo em vista uma noção da estória final. Essas discussões estão apoiadas na semiótica pierciana e nos estudos de percepção visual (Gestalt).

Abstract:

This paper is intended to show that the object of investigation and the phenomena complexity in Geosciences require the use of visual language and cause its inevitable sharing with the oral language. In elementary teaching (ages 11-14), Geology is highlighted as a historical science, stressing its reasoning of starting from the effects in order to reach the phenomena causes, emphasizing logic and historical narrative, spatial reasoning and visual language. Students are encouraged to develop historical narrative, interlacing the verbal (narrative) and non-verbal (drawings) language. Two stories are presented, along with their corresponding drawings showing that the students have developed ‘visual thought’ determined by the necessity of structuring the organization and representation of visual concepts in drawings. In addition to this, the students have developed a narrative logic in which the parts have been adjusted according to notions of the final story. The theoretical framework for these ideas is Peirce´s semiotics and studies of visual perception (Gestalt).

Key words: Science teaching. Geosciences teaching. Visual language. Visual perception. Narratives

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