Banner Portal
Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias
PDF

Palavras-chave

Formação de professores. Educação em ciências. Leitura

Como Citar

SOUZA, Suzani Cassiani; NASCIMENTO, Tatiana Galieta. Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 105–116, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643658. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O trabalho em questão procurou investigar pistas sobre as vivências de leituras de estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas – futuros professores de Ciências da escola básica – tomando como fonte de pesquisa o relato de suas memórias. A tentativa é resgatar deste futuro professor-leitor, os modelos de leitura que possam influenciar sua prática pedagógica. Nesse sentido, o foco da pesquisa direciona-se para estes relatos escritos em que aparecem suas idéias, tipos de livros, pessoas envolvidas neste processo, entre outros. Para o exercício da análise dessas fontes de pesquisa, tomamos como referencial teórico a análise do discurso da linha francesa, em destaque os autores Orlandi e Pêcheux. O material analisado mostrou-se bastante interessante, pois na maioria das vezes as narrativas pessoais estão ausentes em cursos dessa natureza, nos quais a ênfase dada é numa escrita técnica.

Abstract:

This work is aimed at investigating tracks on the reading experiences of biological science students – future science teachers in elementary school – taking the report of their memories as a source for research. It is an attempt to rescue the reading models that may influence these teachers-readers’ pedagogical practice. Thus, the focus of the research is on these written reports containing their ideas, types of books, and people involved in this process, among others. For the analysis of these sources, we have taken the discourse analysis of the French line as a theoretical reference, highlighting the authors Orlandi and Pêcheux. The analyzed material has proved to be very interesting, because personal narratives are usually absent in courses of this kind, in which technical writing is emphasized.

Key words: Teacher formation. Science education. Reading

PDF

Referências

FERREIRA, Norma Sandra de A. Lendo histórias de leitura. Leitura: teoria & prática. Ano 14, n. 25, jun. 1995.

GERALDI, J. W. Prática da leitura de textos na escola. Revista Leitura: Teoria e Prática, 3, Campinas, 1984.

HALLIDAY, Michael A. K. Some grammatical problems in scientific english. In: HALLIDAY, Michael A. K.; MARTIN, Jay R. Writing science: literacy and discursive power. London: The Falmer Press, 1993.

ORLANDI, Eni. Interpretação. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, Vozes, 1996.

ORLANDI, Eni. Discurso e leitura. Campinas: Cortez, 1988.

ORLANDI, Eni. As Histórias das Leituras. Revista Leitura: Teoria e Prática. São Paulo: FE-Unicamp, 1984.

PÊCHEUX, M. O Discurso. Campinas: Pontes, 1993.

SOUZA, S. C.; ALMEIDA, M.J.P.M. Leituras na mediação escolar em aulas de ciências: a fotossíntese em textos originais de cientistas. Pro-Posições, v. 12, n. 1 (34), 2001.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.