Banner Portal
Nos limiares de pensar o mundo como representaÁ„o
PDF

Palavras-chave

Imagem. Representação. Cultura

Como Citar

AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues. Nos limiares de pensar o mundo como representaÁ„o. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 177–194, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643663. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Escolhi pensar a centralidade da representação nas discussões a respeito de linguagem e educação em ciências, caminhando juntamente com alguns conceitos de Gilles Deleuze. São exploradas relações entre cultura e política, potencializando-se o fragmento como a realidade em multiplicidades e apostando em uma ruína da representação, que fuja à ditadura da significação. No exercício do pensamento-experimentação, tomo emprestadas algumas facetas da biologia que são inscritas na superfície do desenho animado Bob Esponja, Calça Quadrada e em imagens de laboratório e natureza, constantes em revistas de divulgação científica e nos registros de estudantes de cursos de formação de professores da Unicamp. A Biologia, ao ser ensinada envolta em pedagogias culturais, não sofre o procedimento da análise, que excluiria dela sua afirmação como predicado das coisas no mundo “instituído e oficializado” (escola, televisão, revistas de divulgação científica, universidade, etc.).

Abstract:

I have chosen to think about the centrality of representation in the discussions about language and science education, along with some of Gilles Deleuze’s concepts. Relationships between politics and culture are explored by considering the potential of a fragment as reality in multiplicities and betting in a ruin of representation as opposed to the dictatorship of significance. As an exercise of thought-experimentation, I have used some dimensions of biology that are present on the surface of the cartoon Bob Sponge, Square Pants and in images regarding laboratory and nature, present in magazines of scientific popularization and in the texts written by students of teacher formation courses at Unicamp. Biology, which is taught wrapped up in cultural pedagogies, is not analyzed, which would exclude its status of something inherent to the “official and civilized institutions” (school, television, magazines of scientific popularization, university, etc.).

Key words: Image. Representation. Culture

PDF

Referências

ALMEIDA, Júlia. Estudos Deleuzianos da Linguagem. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003, 235p.

AMORIM, Antonio Carlos; RYAN, Charly. Deleuze, Action Research and Rhizomatic Growth. Education Action Research – an international journal. Oxford , v. 13, n.4, p. 581- 593, oct/dec 2005.

AMORIM, Antonio Carlos R.; OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado; PRADO, Guilherme do Val Toledo; MONTEIRO, André Fábio; BRÍGITTE, Priscila A; CAMARGO, Tatiana S. Diagnósticos e intervenções sobre ambientalização curricular nos cursos de licenciatura em Biologia e Geografia. In: GELLI, A. M. (org.). Procesos de diagnóstico de la ambientalización curricular de los estudios superiores. Girona: Universidad de Girona, 2003. p. 93-130. (disponível em <http://insma.udg.es/ambientalitzacio/ webalfastinas/publicacio/Aces3/05Biologia.pdf)> CARDOSO JR, Hélio Rebello. Foucault e Deleuze em co-participação no plano conceitual. In: RAGO, Margareth; ORLANDI, Luiz B. Lacerda; VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.) Imagens de Foucault e Deleuze, ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 185-197.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia (tradução de Ana Lúcia Oliveira e Lúcia Cláudia Leão). v. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995, 91p.

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido (trad. Luiz Roberto Salinas Fortes). São Paulo: Perspectiva, 2003. 342p.

DELEUZE, Gilles. Conversações. (trad. Peter Pál Pelbart). Rio de Janeiro: Editora 34, 2004, 226p.

DELEUZE, Gilles. Foucault (trad. Claudia Sant´Anna Martins). São Paulo: Brasiliense, 2005a, 142 p.

DELEUZE, Gilles. La isla desierta y otros textos. Textos y entrevistas (1935-1974) (trad. José Luis Prado). Valencia: Diseño cubierta, 2005b, 379 p.

GIROUX , Henry A. The New Authoritarianism in the United States. Dissident voice. A Radical Newsletter in the Struggle for Peace and Social Justice. 03 de janeiro de 2006. Disponível em <http://www.dissidentvoice.org/>. Acesso em 09/01/2006.

GALLO, Silvio. Deleuze e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, 118p.

GUALANDI, Alberto. Deleuze. (trad. Danielle Ortiz Blanchard). São Paulo: Estação Liberdade, 2003. (Figuras do Saber).142p.

LINS, Daniel. Mangue´s School ou por uma pedagogia rizomática. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n.93, p. 1229-1256. set./dez. 2005.

MACEDO, Elisabeth. Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento:uma visão cultural do currículo de Ciências. In: LOPES, Alice Ribeiro; MACEDO, Elisabeth (orgs.) Currículo de Ciências em Debate. Campinas: Papirus, 2004. p. 119-152.

MARANDINO, Martha et al. Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Editora da UFF, 2005, 205p.

MOURA, Artur. A partir de Gilles Deleuze. Da imagem-movimento à imagem-cristal. Crítica. Revista de filosofia e ensino. 07 de dezembro de 2004. Disponível em . Acesso em 17/01/2006.

NEALON, Jeffrey T. Beyond Hermeneutics: Deleuze, Derrida and Contemporary Theory. In: PATTON, Paul; PROTEVI, John (eds.). Between Deleuze and Derrida. London: Continuum, 2003, p. 158-168.

OLKOWSKI, Dorothea. Gilles Deleuze and the ruin of representation. Los Angeles: University of California Press, 1999. 297p.

TOBIN, Kenneth; ELMESKY, Rowhea; SEILER, Galé. Improving Urban Science Education. New York: Rowan & Littlefield Publishers, 2005, 346 p.

VASCONCELLOS, Jorge. A filosofia e seus intercessores: Deleuze e a não-filosofia. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n.93, p. 1217-1227. set./dez. 2005.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; VEIGA-NETO, Alfredo. Estudos Culturais da Ciência e Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, 135 p.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. O uso do termo representação na Educação em Ciências e nos Estudos Culturais. Pro-Posições, Campinas, v.12, n.1 (34), março/2001, p. 151-161.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. Análises culturais – um modo de lidar com histórias que interessam à educação. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.) Caminhos Investigativos II : outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 73-92.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. Dos riscos e dos ganhos de transitar nas fronteiras dos saberes. In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel. Caminhos Investigativos III. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

XU, Shelley Hong; PERKINS, Rachel Sawyer; ZUNICH, Lark O. Using popular culture texts to enhance literacy learning. In: XU, Shelley Hong; PERKINS, Rachel Sawyer; ZUNICH, Lark O. Trading Cards to Comics Strips: Popular Culture Texts and Literacy Learning in Grades K-8. New York: International Reading Association, 2005, p. 116-139.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. (trad.André Telles). Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004. 122p.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.