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Apresentação
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Palavras-chave

Educação - Apresentação

Como Citar

KRAWCZYK, Nora. Apresentação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 8–12, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643673. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Nos últimos 15 anos, quase todos os países da América Latina e do Caribe iniciaram reformas educacionais - resultantes, em grande medida, de um processo de indução externa, que se traduz em políticas de organismos internacionais para conceder empréstimos aos Estados nacionais da região. A necessidade dessas reformas foi justificada mediante a publicação de pesquisas que evidenciavam problemas similares nos diferentes sistemas educacionais nacionais, à luz das condicionantes da reestruturação do setor produtivo e das mudanças institucionais que alteraram o arcabouço do Estado e das relações sociais, no âmbito de uma nova ordem mundial. De fato, tais estudos vieram ilustrar pontos de vista já assumidos pelos organismos internacionais e justificar um modelo homogêneo e preestabelecido de Reforma Educacional para o conjunto de países da América Latina. 

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