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EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas
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Palavras-chave

Eliminação adiada. Reformas
ciclos. Progressão continuada. Exclusão

Como Citar

FREITAS, Luiz Carlos. EliminaÁ„o Adiada: novas formas de exclus„o introduzidas pelas reformas. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 111–114, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643680. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

As reformas educacionais têm alterado a organização escolar das redes públicas. Duas modalidades foram ensaiadas: a “progressão continuada” e os “ciclos”, em contraposição à organização seriada (majoritária). Pelo lado conservador-liberal, estas idéias propõem a flexibilização do tempo de estudo e a adoção de ajuda complementar para as dificuldades do aluno, liberando o fluxo no interior das redes. Pelo lado progressista, além disso, tentam dar maior flexibilidade curricular para as escolas, numa tentativa de aproximá- las de experiências socialmente significativas para a criança. Nos dois casos, as experiências chocam-se contra as funções sociais historicamente construídas para a escola: a exclusão e a subordinação do aluno. O conceito de “eliminação adiada” é proposto para explicar as novas formas de exclusão que tais reformulações podem estar gerando. Por este, o que estaria ocorrendo é a criação ou alongamento de trilhas destinadas às classes populares dentro do sistema, mantendo-as provisoriamente em seu interior, mas sem aprendizagem real. Com isso, estariam sendo atualizadas as funções históricas da escola, a qual tem que cumpri-las em um ambiente agora mais exigente – política, tecnológica e socialmente.

Abstract

The educational reforms have been changing the organization of schools in the public system. Two system modes have been tried: the “continuous progression” and the “cycles”, as opposed to the (predominant) serial organization. A liberal-conservative view of this issue includes the proposal of greater study time flexibility, as well as the adoption of additional help to solve students’ learning problems, allowing movement within the school system. From a progressive point of view, besides that, schools would also be able to have more curriculum flexibility, trying to get closer to experiences that would be socially meaningful to the kids. In both cases, the experiences are contrary to the functions that have been historically built for schools: students’ exclusion and subordination. The concept of “postponed elimination” is proposed to explain the new forms of exclusion that such reforms may be causing. According to this concept, what may be happening is the creation or the lengthening of tracks designed for lower-class students in the system, keeping them temporarily inside it, but without true learning. This way, the historical social functions of schools may be undergoing an updating process, with schools having to fulfill them in a more demanding atmosphere nowadays – in political, technological and social terms.

Key words: Postponed elimination,. Reforms. Cycles. Continuous progression. Exclusion

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