Banner Portal
As relações entre saberes cotidiano e escolar presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
PDF

Palavras-chave

Saber matemático. Saber cotidiano. Saber escolar e currículo

Como Citar

MONTEIRO, Alexandrina; NACARATO, Adair Mendes. As relações entre saberes cotidiano e escolar presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 165–179, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643683. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

No presente estudo tomamos como objeto de análise a discussão que os PCNs fazem sobre a importância da inserção do saber matemático cotidiano na prática pedagógica escolar e examinamos a concepção de Matemática neles presente, bem como a forma como apresentam as relações entre saberes escolar e cotidiano. O objetivo desta investigação é contribuir para o debate sobre as possibilidades de implantação dos PCNs em âmbitos locais. A análise indicou que no documento há uma forte sobreposição dos saberes escolares aos do cotidiano. Há uma aproximação do saber matemático escolar ao saber científico, enquanto o saber matemático cotidiano é concebido como conhecimento prévio, e, portanto, deve ser superado, dificultando, assim, a coexistência desses dois tipos de saberes. Tal fato indica que, para a construção de propostas curriculares locais, é necessário rediscutir e, talvez, redefinir algumas concepções presentes nos PCNs.

Abstract:

In this study we examine the discussion that the PCN (Pâmetros Curriculares Nacionais)1 offer about the importance of inserting mathematical daily knowledge in pedagogical school practices. We also analyze mathematical conceptions implied in the PCN, as well as the configuration this document indicates for the connections between school knowledge and daily knowledge. The aim of this investigation is to contribute to the debate about the possibilities of implementation of the PCN in local environments. The analysis indicates that there is a solid superposition of school knowledge over daily knowledge. There is a close approximation of mathematical school knowledge to scientific knowledge, while mathematical daily knowledge is conceived as a kind of previous learning and that, in this quality, it has to be surpassed, which makes the coexistence of the two sorts of knowledge difficult. This fact indicates that the construction of regional curricular proposals demands a new discussion and, perhaps, the redefinition of some conceptions presented by PCN.

Key words: Mathematical knowledge. Daily knowledge. School knowledge and curriculum

PDF

Referências

APPLE, Michael W. Conhecimento Oficial. A educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Ed. Vozes, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

KLAUSMEIER, Herbert J.; GOODWIN, William. Manual de Psicologia Educacional: aprendizagem e capacidades humanas. Trad. Maria Célia T. A. de Abreu. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1977.

KNIJNIK, Gelsa. Currículo, Etnomatemática e Educação Popular: um estudo em um assentamento do Movimento Sem-Terra. Reflexão e Ação, v. 10, n.1 (jan./jun.2002). Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002. p.47-64..

MIGUEL, Antonio. Breve ensaio acerca da participação da história na apropriação do saber matemático. In: SISTO, Fermino F.; DOBRÁNSZKY, Enid A.; MONTEIRO, Alexandrina (orgs.). Cotidiano Escolar: questões de leitura, matemática e aprendizagem. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: USF, 2001, p. 100-117.

MONTEIRO, Alexandrina; POMPEU Jr., Geraldo. A matemática e os Temas Transversais. São Paulo, Ed. Moderna, 2000.

MONTEIRO, Alexandrina. A Etnomatemática e o Processo de Escolarização: possibilidades de concretização. In: SISTO, Fermino F.; DOBRÁNSZKY, Enid A.; MONTEIRO, Alexandrina (orgs.). Cotidiano Escolar: questões de leitura, matemática e aprendizagem. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: USF, 2001, p. 68-83.

MONTEIRO, Alexandrina. A Etnomatemática em Cenários de Escolarização: alguns elementos de reflexão. Reflexão e Ação, v. 10, n.1 (jan./jun.2002). Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002. p.93-108.

MOREIRA, Antonio Flavio. Currículo, Utopia e Pós-Modernidade. In: MOREIRA, Antonio Flavio (org.). Currículo: questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 1997.

MOREIRA, Antonio Flavio; MACEDO, Elisabeth Fernandes. Currículo, políticas educacionais e globalização. In: PACHECO, José Augusto (org.). Políticas de Integração Curricular. Portugal: Portugal, 2000. p. 99-126.

MOREIRA, Antonio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu (orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

RONCA, Antonio Carlos C. O modelo de ensino de David Ausubel. In: PENTEADO, Wilma M. A. Psicologia e ensino. São Paulo: Papelivros, 1980, p. 59-83.

SCHMITZ, Carmen C. Caracterizando a Matemática Escolar. Reflexão e Ação, v. 10, n.1 (jan./jun.2002). Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002. p.109-118.

SILVA, Tomaz Tadeu. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, Antonio Flávio (orgs.)Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.