Banner Portal
Pedagogia e a formaÁ„o de professores(as) de EducaÁ„o Infantil
PDF

Palavras-chave

Profissionalização. Formação de professor. Educação Infantil. Curso de Pedagogia. Currículo de formação de professor

Como Citar

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Pedagogia e a formaÁ„o de professores(as) de EducaÁ„o Infantil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 181–193, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643684. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O texto analisa o Curso de Pedagogia e a formação do professor(a) de Educação Infantil, tendo como base 12 cursos de Pedagogia da rede privada no Brasil. Questiona, à luz dos recentes estudos sobre a profissionalização no campo da formação de professor, a falta de especificidade da formação docente, pela adoção de perfis híbridos; com a formação conjugada do professor de Educação Infantil, das séries iniciais do Ensino Fundamental e do pedagogo.

Abstract:

The curriculum of Pedagogy course and teacher preparation to childhood education is analised by the text, discussing 12 courses of Pedagogy in Brazil in private institutions. The adoption of an hybrid profile and the lack of specific teacher preparation including the conjunction of childhood education, primary education and pedagogy is discussed by recent studies of profissionalization in the teacher preparation area.

Key-words: Profissionalization. Teacher preparation. Childhood education. Pedagogy Course. Curriculum of teacher preparation

PDF

Referências

ATKINSON, Terry; CLAXTON, Guy. (eds.). The Intuitive Practitioner. On the value of not always knowing what one is doing. Philadelphia: Open University Press, 2000.

AUBREY, Carol; DAVID, Tricia; GODFREY, Ray; THOMPSON, Linda. Early Childhood Educational Research. Issues in methodology and ethics. London: Routledge Falmer, 2000.

BANKS, Frank; MAYES, Ann Shelton (eds.). Early Professional Development for Teachers. London: The Open University, 2001.

BLENKIN, Geva M.; KELLY, A V. Early Childhood Education: A Developmental Curriculum. London: Paul Chapman Publishing Ltd,1996.

BRUNER, Jerome. L´éducation , entrée dans la culture. Les problèmes de l´école à la lumière de la psychologie culturelle. Paris: Retz, 1996.

BRUNER, Jerome. Actual Minds, Possible Worlds. Cambridge: Harvard University Press, 1986.

CAMPOS, Maria Malta. A formação de professores para crianças de 0 a 10 anos: Modelos em debate. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68/especial, p. 126-142, dez. 1999.

CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de. Les Politiques d´enseignement superieur au Brésil: orientations, principes e orientations. In: VASCONCELLOS, Maria, VIDAL, Dominique (dirs.) L ´enseignement supérieur au Brésil. Enjeux et Débats. Paris: IHEAL, p.101-113, 2002. DAHLBERG, Gunilla, MOSS, Peter; PENCE, Alan. Beyond Quality in Early Childhood Education and Care. Postmodern Perspectives. London: Falmer Press,1999.

DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores. Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora,1999.

DENZIN, Norman K I.; LINCOLN, Yvonna S. (eds.) The Landscape of Qualitative Research. Theories and Issues. London: Sage Publications, 1998a.

DENZIN, Norman K I.; LINCOLN, Yvonna S. Collecting and Interpreting Qualitative Materials. London: Sage Publications, 1998b.

DENZIN, Norman K I.; LINCOLN, Yvonna S. Handbook of Qualitative Research. London: Sage Publications, Inc. 2000.

EVANS, Linda. Reflective Practice in Educational Research. London: Continuum, 2002.

FORMOSINHO, João. Teacher Education in Portugal. In: CAMPOS, B.P. (coord.). Teacher Education Policies in the European Union. Lisbon: Portuguese Presidency of the Council of the European Union – Ministry of Education, 2000.

FORMOSINHO, João; FERREIRA, Fernando Ilídio; MACHADO, Joaquim. Políticas Educativas e Autonomia das Escolas. Porto: ASA Editores S.A., 2000.

FORMOSINHO, João; OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Associação Criança. Braga: Livraria do Minho, 2001.

FORMOSINHO, João; OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. A universidade e a formação de educadores de infância: potencialidades e dilemas. In: MACHADO, Maria Lúcia de (org.). Encontros e Desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, p. 169-188, 2002.

FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy. A Escola como Organização Aprendente. Buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

HARGREAVES, A. Changing Teachers, Changing Times. Teachers Work and Culture in the Postmodern Age. London: Teachers College Press, 1994.

HENSON, Kenneth T. Teachers as Researches. In: SICULA, John; BUTTERY, Thomas; GUYTON, Edith (eds.). Handbook of Research on Teacher Education. New York: Simon S. Schuster, Macmillan, p. 53- 69, 1996.

INBERNÓN, F. (org.). A Educação no século XXI. Os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artes Médicas,1999.

JAPAN. Association of Universities of Education. Teacher Training in Japan, 1986.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Ludoteca in Brasile. Infanzia. Bologna, p. 51, Settembre 1994.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.27, n.2, p.229-246, jul/dez.2001.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Política de formação profissional para a educação infantil: Pedagogia e Normal Superior. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, p. 61-79, dez. 1999.

MACNAUGHTON, Glenda. Rethinking Gender in Early Childhood Education. London: Sage Publications Inc., 2000.

MERRIAM, Sharan B.; CAFFARELLA, Rosemary S. Learning in Adulthood. A Comprehensive Guide. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1999.

MOYLES, Janet R. (ed.) The excellence of Play. Philadelphia: Open University Press, 2002.

MOYLES, Janet R. Just Playing?. The role and status of play in early childhood education. Philadelphia: Open University Press, 1989.

NÓVOA, A . (org.) Os Professores e a sua Formação. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote, 1992.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (org.). A Supervisão na Formação de Professores I. Da Sala à Escola. Porto: Porto Editora, 2002a.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. A Supervisão na Formação de Professores: Da Organização à Pessoa. Porto : Editora Porto, 2002, b.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Formação em contexto: uma estratégia de integração. São Paulo: Thompson. 2002.

PASCAL,Christine; BERTRAM, Tony. Desenvolvendo a qualidade em parceria: Nove Estudos de Caso. Porto: Editora Porto, 1999.

POLLARD, Andrew (ed.). Readings for Reflective Teaching. London: Continuum, 2002.

ROCHA, Eloísa Acires Candal. A Pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. UFSC, NUP, 1999.

SCHEIBE, Leda; AGUIAR, Márcia Ângela. Formação dos profissionais da educação no Brasil: O curso de pedagogia em questão. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, p.220- 238, dez. 1999.

SCHÖN, D. A . Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.). Os Professores e a sua Formação. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote, 1992.

SICULA, John; BUTTERY, Thomas; GUYTON, Edith (eds.). Handbook of Research on Teacher Education. New York: Simon S. Schuster, Macmillan, 1996.

SPODEK, Bernard (ed.). Handbook of Research on the Education of Young Children. New York: Macmillan Publishing Company, 1993.

STAKE, R.S. Investigación com estudio de casos. Madrid: Morata S.L., 1995.

STENHOUSE, Lawrence. The teacher as researcher. In: POLLARD, Andrew (ed.). Readings for Reflective Teaching. London: Continuum, p. 32-33, 2002.

BRASIL. MEC. Relatórios de Verificação de Cursos de Pedagogia encaminhados ao MEC. 1998 – 2002.

TRILLA, J. (coord.) El legado pedagógico del siglo XX para la escuela del siglo XXI. Barcelona: Graó, 2001.

WHALLEY, Margy et al. Involving Parents in their Children´s Learning. London: Paul Chapman Publishing Ltd., 2001.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.