A higienizaÁ„o dos costumes: educaÁ„o escolar e sa˙de no projeto do Instituto de Hygiene de S„o Paulo (1918-1925)

Autores

  • Diane Valdez Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A obra “A higienização dos costumes: educação escolar e saúde no projeto do Instituto de Hygiene de São Paulo (1918-1925)” é fruto da tese de Doutoramento em Educação defendida pela professora Heloísa Helena P. Rocha, na Universidade de São Paulo. A autora apresenta resultados de sua investigação sobre as práticas higienistas impulsionadas pelo Instituto de Hygiene, na cidade de São Paulo, ressaltando o contexto histórico que colocou em cena as práticas de higiene e educação no interior da escola. Recorre a diferentes fontes, como imprensa, legislação, processos, atas, relatórios, manuscritos, conferências e teses do período, apoiando-se em obras de vários autores, sobretudo da história, o que representa uma boa contribuição para a história da educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diane Valdez, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em História pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/MS - 1990), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG/GO - 1999), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP - 2006) e realizou um estágio de Pós Doutorado na Universidad Nacional de La Plata - UNLP - Argentina (2012-2013). É professora adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). Tem experiência na área de História com ênfase em História da Educação; História da Infância; História do livro e da Leitura; História Regional e Ensino de História nas Séries Iniciais. É autora de livros de história regionais para séries iniciais e de livros literários para crianças.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

VALDEZ, D. A higienizaÁ„o dos costumes: educaÁ„o escolar e sa˙de no projeto do Instituto de Hygiene de S„o Paulo (1918-1925). Pro-Posições, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 253–257, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643727. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Leituras e Resenhas