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Cinema na Literatura
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Palavras-chave

Literatura. Cinema. Arte. Leimra. Tradução

Como Citar

SEORSI, Rosalia de Angelo. Cinema na Literatura. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 37–54, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643736. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O ensaio Cinema na Literatura aproxima duas linguagens da arre - Cinema e Literamra -, refletindo sobre a tradução de uma obra literária para uma obra fílmica. A autora remonta ao conceito de tradutibilidade assinalado por Walter Benjamin, para quem tradução é, mais que noção lingüística, uma busca do originário como algo perdido que pode saltar a qualquer momento na linha histórica como reminiscência, restauração ou reprodução. O texto registra a influência do cinema em duas obras literárias: Amar, Verbo lntransitivo [Mário de Andrade, 1995 (1927)] eA Hora da Estrela [Clarice Lispecror, 1984 (1977)], ora como memória do cinema na literamra, ora como assimilação da gramática do cinema pela literatura

Abstract:

The assay Cinema in the Literature approximates tWo languages of the arr - cinema and literature - contemplating about the translation of a literary work for a movie. The aUthor concerns translation according to Walter Benjamin for who translation is more than linguistic notion It is a search of the original form -something lost that can jump at any moment in the historicalline asreniniscence, restoration ar reprodution. The text registers the influence of the movies in tWo literary works: Amar, Verbolntransitivo [Mario de Andrade, 1984 (1927)] andA Hora da Estrela [Clarice Lispector, 1984 (1977)], as memory of the movies in the literature and as assimilation of the grammar of the movies for the literature.

Key words: Literamre. Cinema. Arr. Reading. Translation

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