Banner Portal
A contribuição de Freud para o esclarecimentodo fenômeno polític
PDF

Como Citar

TRAGTENBERG, Maurício. A contribuição de Freud para o esclarecimentodo fenômeno polític. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 243–250, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643745. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Não pretendemos abordar as relações entre Psicanálise e Política, mas a contribuição de Freud para o esclarecimento do fenômeno político. Isso significa limitarmo-nos a seu universo discursivo, sem ampliar a análise do político, abrangendo as várias correntes psicanalíticas, de Reich a Adorno, de Guatari a Lacan. A volta de Freud significa a preocupação em compreender a sua contribuição especí- fica ao estudo do fenômeno político, sua pertinência e atualidade. Durante mais ou menos um século, o estudo do "político" centrou-se nas instituições. Fourier esperava que, através delas, o vício individual se transformasse em virtude social.

 

PDF

Referências

FREUD, S. Obras completas. Trad. Luiz Lopes Ballesteros y De Torres. Buenos Ayres: Editora Americana, 1943. Volumes: VII - Totem y Tabu; IX - Psicologia de Ias massas y analisis dei yo; XIX - EI porvenir de Ias religioncs.

LASWELL, Harold. Powerand Personality. 1948.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.