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Da disciplina do traço à irreverência do borrão
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Como Citar

TRINCHÃO, Glaucia; WERLE, Flávia Obino Corrêa. Da disciplina do traço à irreverência do borrão. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 257–260, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643747. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A obra, escrita pela portuguesa Lígia Penim, propicia ao leitor um texto de base crítica e reflexiva sobre o ensino secundário Liceal organizado em Portugal, e as mudanças educacionais ocorridas no período de 1936 a 1972. A partir da aná- lise de mecanismos e mudanças históricas provocadas por duas reformas liceais e legitimadas por Decretos que demarcaram e representaram a oposição discursiva entre "o rigor do traço e a irreverência do borrão", a autora investiga, critica e reconstrói a identidade de duas disciplinas: Desenho e Trabalhos Manuais
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