Editorial

Autores

  • Agueda Bernardete Bittencourt Universidade Estadual de Campinas

Resumo

o número da Revista Pro-Posiçõesque ora apresentamos aos nossos leitores traz um dossiê sobre Cultura Escolare Cultura Material Escolar, onde aparece o resultado de um trabalho feito em colaboração por pesquisadores brasileiros e portugueses, apoiados por investigadores espanhóis e argentinos. Revela o envolvimento crescente dos historiadores da educação com os instrumentos e suportes da história, no sentido de preservar a memória da escolarização. A aproximação dos historiadores em relação aos objetos capazes de guardar os traços do vivido significa o enriquecimento das abordagens em história da educação, tradicionalmente centradas no estudo da legislação, das reformas de ensino e da história do pensamento ou da filosofia de educação. É, ainda, o presente dossiê a expressão das práticas atuais de pesquisa realizadas, em grande medida, a partir do envolvimento e das trocas entre os pesquisadores de diferentes centros acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agueda Bernardete Bittencourt, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1973), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1982), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991), pós-doutorado pela Ecole Normale Superieure de Fontenay-Saint Cloud (1996) e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2005). Livre-docência pela Universidade de Campinas (2009). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual de Campinas, professora conferencista - Universidad Pedagogica Nacional.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

BITTENCOURT, A. B. Editorial. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 7–9, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643751. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Editorial