Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução

Autores

  • Maria Cristina Menezes Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A interlocução com outros pesquisadores do Brasil e de outros países, da Amé- rica Larina e Europa - com algum tipo de intervenção no âmbito da cultura da escola e sua material idade, como os trabalhos apresentados nesse dossiê - tem-nos fortalecido nos propósitos enunciados e também nos auxiliado a lidar com os limites e os desafios que nos assolam, em nossas pesquisas no campo da constitui- ção da escola no Brasil, sobretudo nas intervenções junto às disciplinas de Histó- ria da educação, na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Essa preocupação se estende às demais frentes de trabalho com esse tema: os projetos que vimos desenvolvendo, com o auxílio da Fundação da Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FAEPEX) da Unicamp', para a organização e preservação de arquivos e bibliotecas de escolas públicas de Campinas; a participação no Convênio CAPES/ GRICES2, Brasil e Portugal, que abriga o projeto: A história da escolaem Portugal e no Brasil: circulaçãoe apropriação de modelosculturais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Menezes, Universidade Estadual de Campinas

Possui pós-doutorado em História da Educação pela Universidade de Lisboa (2004), doutorado em Educação, História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professora de História da Educação, no Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história das instituições escolares, história dos saberes escolares, cultura material escolar, preservação do patrimônio escolar, arquivos, museus e bibliotecas escolares.

Downloads

Publicado

2016-03-01

Como Citar

MENEZES, M. C. Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 13–17, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643752. Acesso em: 26 jun. 2022.

Edição

Seção

Dossiê