Cultura de escola: entre as coisas e as memórias

Autores

  • Rogério Fernandes Ciência da educação de Lisboa

Palavras-chave:

Escola-professor(a). Castigo. Cultura. Material

Resumo

O estudo ora exposto procura demonstrar que a cultura da escola se desdobra em duas áreas de referência fundamentais: a) o que tem sido chamado cultura material da escola, constituída pelo universo de objectos e instrumentos utilizados no exercício da actividade de ensino/aprendizagem e b) o discurso instituinte desse mesmo projecto, o qual envolve no mesmo movimento a relação de aprendizagem e a relação interpessoal. Para analisar este último aspecto da cultura da escola, recorremos preferencialmente a egodocumentos, reduzidos desta vez a um breve conjunto de documentos escritos a pedido do investigador e centrados em torno da acçãolrelação entre professor e aluno na escola primária portuguesa dos finais do século XX. Tais depoimentos foram expressamente elaborados para este trabalho, cuja finalidade não foi todavia explicitada aos autores dos testemunhos.

Abstract:

This study is intended to show that school culture unfolds itself in two very important reference areas. One is what has been called school material eulture, and is constituted by the set of objects and instruments used in the teaching / learning activity. The other one is the instituting discourse of this same project, which involves the learning and interpersonal relationships together. To analyze this last aspect of school culture, we have resorted especially to ego-documents, this time reduced to a brief set of documents written after required for the investigation and focusing on the action / relationship between teachers and students in Porruguese primary schools at the end of the 20'10century. The testimonies taken were especially prepared for this work, although the intentions behind them have nor been declared to their authors.

Key words: School-teacher. Punishment. Culture. Material

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPLE, Michael W Edllcationand Power.Second edition. New York & London: Roudedge, 1995.

BENITO, Agustín Escolano. Tiemposy espaciospara la eSCllela.Ensayoshistoricos.Madrid: Biblioteca Nueva, 2000.

BENITO, Agustín Escolano, ofAz, José Maria Hernández (coords.) Ia memoria y el deseo.Cllltura de la eSCllelay educación deseada. Valencia, 2002.

BERRIO, Julio Ruiz (ed.). ia CIIlturaescolarde Europa. Tendenciashistoricas emergentes. Madrid: Biblioteca Nueva, 2000.

CASTILHO, Júlio de. A eschola aldeã. Archivo Pittoresco.N° 11, Lisboa, 1868, p. 406-407.

FERNANOES, Rogério. Movimentos de inovação pedagógica no PortUgal contemporâneo - Maria Amália Borges [Medeiros] e a integração educativa em meados do século. Escola Moderna, nO3, 5" série, 1998, p. 23-41.

FERNANO ES, Rogério; FELGUElRAS, Margarida Louro (org.). A escolaprimdria: entre a imagem e a memória. Projecto "Mmeu Vivo da EscolaPrimdria. Pono, 2000.

KRAMER, Samuel Noah. A História começa na Suméria. Lisboa: Publicações EuropaAmérica, 1963.

TYACK, O.; CUBAN, L. Tinkeringtoward Utopia.A centuryofSchoolRef01W. Cambridge: Harvard Universiry Press, 1995.

Downloads

Publicado

2016-03-01

Como Citar

FERNANDES, R. Cultura de escola: entre as coisas e as memórias. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 19–39, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643753. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê