Apontamentos para uma metodologia em cultura material escolar

Autores

  • Laerthe de Moraes Abreu Junior Universidade do Minho

Palavras-chave:

Cultura material escolar. História da educação. Práticas escolares

Resumo

Este trabalho apoma caminhos para a discussão merodológica a respeito de um campo de pesquisa chamado de culrura material escolar. O interesse nesse campo tem uma natureza complexa e interdisciplinar, pois abrange a história da educação, assim como a anrropologia, a sociologia e a pedagogia. A importância desta discussão está relacionada à análise e à compreensão das práticas escolares.

Abstract:

This paper points at ways to a methodological discussion aboUt a research field callcd material school culrure. The interests in that field have a complex and interdisciplinary narure, because af its wideness, rhat deals with the history of education, as well as anthropology, sociology and pedagogy. The importance of this discussion is related tO the analysis and the comprehcnsion of the school practices.

Keywords: Material school culture. History of cducation. School practices

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laerthe de Moraes Abreu Junior, Universidade do Minho

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Notre Dame do Rio de Janeiro (1981), graduação em História da Arte e Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (1992), doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1995) e pós-doutorado em educação pela Universidade do Minho em Portugal (2002). Professor efetivo da Universidade Federal de São João del-Rei do Departamento de Ciências da Educação, atuando na graduação como professor do curso de pedagogia e na pós-graduação como docente do mestrado em educação. Área de pesquisa e orientação: história da educação brasileira (principalmente da primeira metade do século XX) apoiada nas concepções teórico-metodológicas de Michel Foucault com ênfase em cultura material educativa.

Referências

ABREU }R., Laerthe de Moraes; VERCELLI, Ana Paula. O professor, o aluno c o material escolar: cenas de sala de aula de História no Ensino Médio. Educação: manifestos, lutas e utopias. 25a Reunião Anual ANPED. Caxambu, MG, 29/9 a 2/10 de 2002.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: Ensaio sobre a relação entre o corpo e o espírito. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique (Ou savoir savant au savoir enseigné). Paris: La pensée sauvage Editions, 1991.

DELBOS, Genevieve, JORION, Paul. La transmission des savoirs. Paris: Éditions de Ia Maison des sciences de I'homme, 1984.

FREITAS, Marcos Cezar de. Da micro-história à história das idéias. São Paulo: Cortez/ USF-IFAN,1999.

GUATTARI, Félix. Caosmose:Um novo paradigma estético. Rio: Ed. 34, 1992.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

HUISMAN, Denis. Diciondrio de obrasfilosóficas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. 4. ed. São Paulo: Cultrix, 1970.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileirade história da educação.Campinas: Autores Associados, n. 1, jan./jun. 2001, p. 9-43.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razãosensível. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

MO RIN, Edgar. Ossetesaberesnecessdriosà educaçãodofuturo. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

MINK, Janis. Marcel Duchamp: A arte como contra-arte. Lisboa: Taschen, 1996.

PESEZ, Jean-Marie. História da cultura material escolar. In: LE GOFF, Jacques. A história nova. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PINTADO, Antonio Molero. Em torno a Ia cultura escolar como objeto histórico. In: BERRIO, Julio Ruiz (Ed.). La cultura escolarde Europa:Tendencias históricas emergentes. Madrid: Biblioteca Nueva, 2000.

POE, Edgar Alan. Histórias extraordindrias. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

PROUST, MareeI. No caminho de Swann. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Globo, 1956.

SOUZA, Cleonice Aparecida de; BERNARDI, Orlando; BUENO, Maria de Fátima Guimarães. O acervo da biblioteca de obras raras (CDAPH-USF). Boletim CDAPH, Bragança Paulista, v.3, n.l, p.52-62, jan.-jun. 2002.

SOUZA, Maria Cecília Cortes Christiano de. Escolae memória. Bragança Paulista: IFNACDAPH.

EDUSF, 2000.

VINAO, Antonio. Autobiografias, memorias y diarios como fuente histórico-educativa: tipologia y usos. In: BERRIO, Julio Ruiz (Ed.). La wltura escolarde Europa: Tendencias históricas emergentes. Madrid: Biblioteca Nueva, 2000.

Downloads

Publicado

2016-03-01

Como Citar

ABREU JUNIOR, L. de M. Apontamentos para uma metodologia em cultura material escolar. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 145–164, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643763. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê