Educação e representações: configurações em rede na mídia e no ambientei

Autores

  • Rossano André Dal-Farra Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Animais. Educação. Mídia

Resumo

A mídia impressa de grande circulação veicula, freqüentemente, matérias sobre a importância da preservação de animais sob risco de extinção, com especial atenção às ações do ser humano nesse sentido. Nesses textos, encontramos reincidentes referências aos ícones dos movimentos de conservação ambiental, como alguns mamíferos. Mais recentemente observamos, também, um crescente olhar de preocupação com as espécies locais, junto à Utilização de um expressivo aparato tecnológico a serviço das ações em defesa do ambiente, incrementando o discurso referente à necessidade da participação de todos na grande rede global em que vivemos e onde coabitamos com as diferentes espécies de animais com grandes implicações no âmbito escolar.

Abstract:

The printed media of great circulation frequently propagates reports about the importance of the preservation of endangered animais, with special attention to the hllman being's actions in this sense. 1n these texts, we find repeated references to the icons of the movements for environment preservation, such assome kinds of mammals. We have recendy noticed an increasing concern with the local species, as well as the use of a great technological apparatus in actions in defense of the environment, improving the discourse about the necessity of participation in the great global net we alllive in and share with the different species of animais, with several implications in the educational scope.

Keywords: Animais. Education. Media

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossano André Dal-Farra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Licenciatura em Ciências-Biologia pela Universidade Luterana do Brasil (2005), Mestrado em Zootecnia-Melhoramento Genético Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atua como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência em pesquisa na Área de Ensino de Ciências e em Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino de Ciências e Educação Científica e História da Ciência.

Referências

CURRAN. J. Repensar Ia comunicación de masas. In: CURRAN, J., MORLEY, O., WALKERDINE, V. Estudius culturalesy Comunicación. Barcelona: Paidós, 1998.

DAL-FARRA, R. A. Representaçõesde animal na contemporaneidade:uma análise na mídia impressa. Porro Alegre: UFRGS, 2003. Tese (Doutorado em Educação),Faculdadede Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.

DESCOLA, P.Estrutura ou senrimenro: a relação com o animal na Amazônia. Estudosde AntropologiaSocial, v. 4, n. 1, p. 23-46, abr, 1998.

FISCHER, R. M. B. O estatuto pedagógico da mídia: questões de análise. RevistaEducação e Realidade,v. 22, n. 2, p. 59-79, jul/dez, 1997.

FRANKLIN, A. Animais & modern cultures- A sociologyof Human-Animal Relations in Modernity. London. Sage, 1999.

HALL. S. A ccnrralidade da cultura. RevistaEducaçãoeRealidade,v. 22, n. 2, p. 15-46, jul/ dez. 1997.

HARVEY, D. CondiçãoPós-Moderna.São Paulo: Edições Loyola, 1992.

KELLNER,D. A culturada mídia.Ballru:EDUSC,2001.

McQUAIL, D. Se precisa ayuda de una política normativa: con buena disposición y capaz, clllturalistas de los medios de comunicación soliciten información, por favor. In: FERGUSON, M. E GOLDING, P.(eds).Economiapolíticay estudiosculturales.Barcelona: Bosch Casa Editorial, 1998. p. 95-120.

MORLEY, D. Populismo, revisionismoy los "nllevos"estudios de audiencia. In: CURRAN, J., MORLEY,O.,WALKERDINE, V.Estudiosculturalesy Comunicación.Barcelona:Paidós, 1998b. p. 417-437.

MURDOCK, G. Comentarios de base: Ias condiciones de Ia práctica cultural. In: FERGUSON, M. E GOLDING, P. (editores).Economiap

Downloads

Publicado

2016-03-03

Como Citar

DAL-FARRA, R. A. Educação e representações: configurações em rede na mídia e no ambientei. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 165-172, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643799. Acesso em: 27 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)