Um olhar sobre a obra de Evandro Carlos Jardim

Autores

  • Maria Carolina Duprat Ruggen Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado

Palavras-chave:

Gravura. Desenho. Pintura. Escultura. Poética

Resumo

Neste artigo apresento uma visão da obra do artista Evandro Carlos Jardim, que se dá no trânsito entre as linguagens plásticas: desenho, gravura, pintura e escultUra. Sem esquecer a disrância que existe entre a obra criada e a obra revista, eu procurei acompanhar movimento de suas imagens, jogo de associações e o sentido de seus símbolos, para identificar o "motivo central da obra", que é o elemento gerador de sua arte, com a intenção de aproximar-me de sua poética.

Abstract:

In this article I present a view of tlle artisr Evandro Carlos Jardim's work, which is in the transit among rhe visuallanguages: drawing, engraving, painting and sculptUre. Without forgetting the distance between rhe creared work and the reviewed work, my intention isro approach the movement ofimages, rhe seriesof associarionsand the meaning of the symbols, ro identifYthe "central motif of the work", which isrlle generating element of this kind of art.

Keywords: Engraving. Drawing. Painting. SculptUre. Poetics

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carolina Duprat Ruggen, Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado

Graduada em Educação Artística com especialidade em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1979), possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor titular da Faculdade de Artes Plásticas e da Faculdade de Comunicação e Marketing e Coordenadora do Curso de Pós em História da Arte da Fundação Armando Alvares Penteado, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, história da arte, estética, educação, processo de criação e pintura. Revisora de coleções de arte da Folha de São Paulo: Grandes Mestres da Pintura e Grandes Museus do Mundo. Autora de livros integrantes da coleção Grandes Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu de Arte de São Paulo. Curadora da coleção Grandes Pintores Brasileiros e autora dos livros: Arcangelo Ianelli, Beatriz Milhazes, Daniel Senise e Paulo Pasta. Doutorado em desenvolvimento em Poéticas Visuais no Instituto e Artes da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

CHAUÍ, Marilena. Da Realid7de sem Mistérios ao Mistério do Mundo: Espinosa, Voltaire, MerIeau-Ponry, Capírulo: Experiência do pensamento. São Paulo: Editora Brasiliense, 1999.

MACAMBIRA, Yvoty de Macedo Pereira, Evandro CarlosJardim. Artistas Brasileiros. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O Olho e o Espírito. Coleção "Os Pensadores", introdução, seleção e notas de Marilena Chauí, trad. de Nelson Alfi'edo Aguilar. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A Linguagem Indireta e as Vrizesdo Silênc,io. Coleção "Os Pensadores", introdução, seleção e notas de Marilena Chauí, trad. de Nelson Alfredo Aguilar. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

NOVAES, Adamo (org.). O olhar, capítulo; Janela da Alma Espelho do Mundo de Marilena Chauí, São Paulo, Companhia das Letras, 1988.

CHEVALIER, Jean. O DicciontÍrio de losSímbolos, Barcelona, Espanha, Editorial Herdei" 1988.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Dicionário Aurélio Básico da Língua Ponuguesa, Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1988.

Downloads

Publicado

2016-03-03

Como Citar

RUGGEN, M. C. D. Um olhar sobre a obra de Evandro Carlos Jardim. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 195-213, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643801. Acesso em: 27 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos