Banner Portal
Jung, junguianos e arte: uma breve apreciação
PDF

Palavras-chave

Arte. Arquétipo. Inconsciente. Símbolo. Alma

Como Citar

BARCELLOS, Gustavo. Jung, junguianos e arte: uma breve apreciação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 27–38, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643841. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O artigo propõe uma breve revisão das idéias centrais do psicólogo suíço Carl Gustav Jung sobre arte. Jung elaborou várias observações sobre os aspectos psicológicos envolvidos nos processos de criação. Esta é uma parte de sua obra pouco conhecida e difundida, mesmo entre junguianos. A própria psique tem, na psicologia junguiana, um caráter essencialmente criativo - um tema complexo que a diferencia de outras abordagens psicoterapêuticas. Essas idéias compõem um volume inteiro das Obras Reunidas, "O Espírito no Homem, na Arte e na Literatura," composto de diversos ensaios escritos ao longo de sua vida. O volume, na opinião do autor, tem sido negligenciado pelos pensadores junguianos, bem como a teoria nele exposta. O presente artigo examina as principais direções desse pensamento, eventualmente contrastando-o com a abordagem psicanalítica mais tradicional.

Abstract:

The article sets oue to a brief account of the central ideas by the Swisspsychologist Carl Gustav Jung on art. Jung has made several observations on the psychological aspects of the creative processoThis is a less known and less discussed part ofhis work, even among Jungians. The psyche itself has an essential creative character according to the Jungian psychology - a complex theme, which makes it different fcom other psychologies. These ideas compose a whole volume of the Collected Works, "The Spirit in Man, Art and Literature," made up of essayswritten throughoue his life.Jungian thinkers have neglected this volume, as well as the theory we find in it. The present article examines the main directions of this thinking, eventually contrasting it with the more traditional psychoanalyric approach.

Key-words: Art. Archetype. Unconscious. Symbol. Soul

PDF

Referências

BOWRA, C. M. Inspiration and Poetry. Cambridge: Cambridge Universiry Press, 1951.

ELIOT, T. S. The UseofPoetry and The UseofCriticism. Londres: Faber and Faber, 1933.

GHISELIN, Brewster (ed.!org.). The Creative Process- A Symposium. Nova York: New American Library/Mentor Books, 1952.

GORDON, Rosemary. Dying and Creating:A Searchfor Meaning. Londres: The Library of Analyrical Psychology, volume 4, The Sociery of Analyrical Psychology.

HILLMAN, James. O Mito da Andlise. São Paulo: Editora Paz & Terra, 1984.

HILLMAN, James. Re-Visioning Psychology.Nova York: Harper & Row, 1975.

.JUNG, Carl Gustav. The Collected WórksofC. G. Jung, traduzidos para o inglês por R. F.

C. Hull, editados por H. Read, M. Fordham, G. Adler eWm. McGuire. Princeton: Princeton Universiry Press, Bollingen Series XX, volumes 1-20.

NEUMANN, Erich. Art and the Creative Unconscious.Princeton: Princeton Universiry Press, Bollingen Series LXI, 1959.

READ, Herbert. The Poet and Ris Muse. Eranos-Jahrbuch, 1962.

STORR, Anthony. The Dynamics ofCreation. Londres: Penguin Books, 1983.

WOOLF, Virginia. A Letter to a YoungPoet. Londres: Hogarth Press, 1932.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.