Banner Portal
o serviço educativo dos museus e o espaço imaginativo das crianças
PDF

Palavras-chave

Arte. Infância. Desenho. Imaginação. Museu

Como Citar

LEITE, Maria Isabel. o serviço educativo dos museus e o espaço imaginativo das crianças. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 121–127, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643846. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Esra pesquisa acompanhou os setores educativos do Solar Grand-JeandeMontigny, com uma exposição de réplicas de Portinari, e do Museu Nacional de Belas Artes, com Salvador Dali - ambos cariocas. No primeiro, as escolas agendavam uma visita guiada e, em seguida, com papel e lápis cera, crianças faziam o desenho da obra preferida. Na segunda, após livre visitação, crianças assistiam a um vídeo e depois, com lápis cera e papel ou massa plástica, representavam o que viram. Em que medida essaspropostas estimulam o processo imaginativo? Foi levado em conta o repertório? Foi-lhes dada oportunidade de contemplação ativa? De dar asas à imaginação? Estabelecer sentido? Criar? O diálogo com autores, a observação dos mais de 3.000 desenhos infantis, entrevisra com monitores e acompanhamento das visiras fizeram com que a pesquisa concluísse que o processo imaginativo está diretamente ligado às condições de apropriação e de produção oferecidas às crianças.

Abstract:

This research describes the work of the educational service of the Solar GrandJean de Montigny, during exhibirion of Portinari replicas and of the Museu Nacional de BelasArtes during na exhibition of Salvador Dali replicas - both in Rio de Janeiro. At the former, after a tour, the children were invited to draw the picture rhey liked best. At the latter, following a self-guided visit, the children watched a video and, then, were asked to draw or to mold what they had seen. To what exrent do proposals like these stimulate children's imagination? Isthe children's prior knowledge taken into account? Are rhe children given the opportunity for active contemplarion? For giving way to their imagination? For making sense of it? For creating? The dialogue with different authors, the observation of more than 3000 children's drawings, the interview with guides and the observarion of guided visits led me to the conclusion that the imagina tive process is direcdy related with rhe appropriation and production condirions offered to children.

Key-words: Art. Childhood. Drawing. Imagination. Museum

PDF

Referências

LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira. O que e como desenham as crianças?Refletindo sobreas condiçõesdeprodução cultural da infltncia. 2001. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas/SP.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.