Banner Portal
o trabalho do ator: a preparação que antecede a cena
PDF

Palavras-chave

Teatro. Educação. Preparação do ator. Treinamento

Como Citar

MONIS, Fátima Cristina. o trabalho do ator: a preparação que antecede a cena. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 191–208, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643852. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Esse artigo apresenta, de modo conciso, a dissertação "O trabalho do ator: a preparação que antecede a cenà'; relata um processo de treinamento aplicado junto a um grupo de teatro amador. Nesse projeto dividimos as atividades em três etapas principais: vivências corporais, jogos e técnicas teatrais. Nosso objetivo foi construir e aplicar um processo, buscando as atividades mais adequadas para desenvolver a consciência corporal dos sujeiros e para produzir uma melhor articulação dos elementos que constituem a arte teatral.

Abstract:

This article presents, in a concise way, the dissertation "The actor's work: the preparation which precedes the scene", which reports a training process applied to an amateur group. The process activities were divided in three main steps: body experiences, games and theatrical techniques. Our objective was to build and apply a process, the activities ofwhich were considered the most suitable to develop the subjects' bodyawareness and to produce a better integration of the expressive elements that form the theatrical art.

Key-words: Theatre. Education. Actor's preparation. Training

PDF

Referências

BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A Arte SecretadoAtor: Dicionário de Antropologia Teatral. Campinas: Ed. da Unicamp, Ed. HUCITEC, 1995.

BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola: Além das Ilhas Flutuantes. Campinas: Ed. da Unicamp, Ed. HUCITEC, 1991.

BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola: A Canoa de Papel.Tratado de Antropologia Teatral. Campinas: Ed. da Unicamp, Ed. HUCITEC, 1995.

BOAL, Augusto. O arco-íris do desejo:o método Boal de teatro e terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

BRUHNS, Heloisa T (org.). Conversandosobreo Corpo.Campinas: Papirus, 1989.

FELDENKRAIS, Moshe. Consciênciapelo movimento. SP: Summus, 1977.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998. Coleção Leitura.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1990.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatropobre. RJ: Ed. Civilização Brasileira, 1984.

JESUS, Adilson Nascimento de. Vivências Corporais: Proposta de trabalho de auroconscientização. 1992. Disserração (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física da UNICAMp, Campinas, 1992.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. SP: Summus, 1978.3' ed.

LOPES, Joana. Pega Teatro.Campinas: Papirus, 1989.

MELLO, Luís Otávio Sarro ri Burnier Pessôa de. A arte do ator. da técnica à representação, elaboração, codificação e sistematização de ações físicas e vocais para o ator. 1994. Tese (Doutorado em Cultura e Semiótica) - Deparramento de Cultura e Semiótica da PUC, São Paulo, 1994.

OLIVEIRA, Rosiska D.; OLIVEIRA M. D. PesquisaSocial eAção Educativa: conhecer a realidade para poder transformá-Ia. In: BRANDÃO, Carlos R. (org.) PesquisaParticipante. 4' ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.

STANISLAVSKI, Constantin. El trabajo de!actorsobresí mesmo. EI trabajo sobre sí mesmo en eI proceso creado de Ia encarnación. Buenos Aires: Editorial Quetzal, 1983.

STOKO, Patrícia & SHÀTER, AIexander. Ia expresióncorporal Espanha: Paidós, 1984.

TRIVINOS, Augusto N. S.. Introdução àpesquisa em CiênciasSociais:a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.