Banner Portal
Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino'
PDF

Palavras-chave

RRelação mãe-filha. Creche. Itália. Pedagogia da diferença. Criança pequena. Relações de gênero

Como Citar

BECCHI, Egle. Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino’. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 41–52, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643860. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Pouco pesquisada tanto pelas ciências do desenvolvimento como pelo pensamento da diferença, a relação mãe-filha nos primeiros anos de vida é aqui discutida na perspectiva da pedagogia da diferença em creches. Revisitando a Psicanálise, o texto mostra que é necessário reconhecer a própria origem da relação com a mãe para elaborar a própria subjetividade. No entanto, diferente das abordagens centradas na adulta - filha ou mãe -, a pesquisa destaca a filha pequena.

Abstract:

The mother-daughter relationship during the first years of/ife has not been much researched by the development sciences or by the difference line of thought. It is here discussed according to the framework of the pedagogy of difference of childcare institutions. Revisiting Psychoanalysis, the text shows that it is necessary to recognize the origin of ones own relation with the mother to elabotate ones own subjectivity. However, different from the approaches centered on the adult - daughter or mother -, this research highlights the small daughter.

Key-words: Mother-daughter relationship. Childcare center. Italy. Pedagogy of the difference. Small children. Gender relations

PDF

Referências

BECCHI, E. Per una controstoria delle bambine. Fare Scuola, n. 4. Scandicci: La Nuova Italia, 1986, p. 21-33.

CANEITI. La língua salvata . Tradução italiana, Milão: Adelphi, 1980.

CHERRY, Louise; LEWIS, Michael. li rapporto madre-bambino a due anni; uno studio sulle differenze sessuali nell'interazione verbal/ In: CAMAIONI, Luigia. Sviluppo deI línguaggio e interazione verbale. Tradução italiana, Bolonha: li Mulino, 1978, p. 265-271.

DEUTSCH, H. Omossessualírà femminile. In: FLIESS, R. (org.). Letture di psicoanalísi. Tradução italiana, Turim: Boringhieri, 1972., p. 279.

DUNN; MORGAN. Nursery and Infant School Paly Patterns. Sex related differences. British Educational ResearchJournal', 1987, 13, p. 271-281.

FLIESS, R. (org.). Lerture di psicoanalísi. Tradução italiana, Turim: Boringhieri, 1972.

FREUD, S. Introduzione alIapsicoanalísi. Tradução italiana em Opere, Turim, Boringhieri, vol. XI, 1979, p.121-284.

FREUD, S. Comunicazione di un caso di paranoia in contrasto com Ia teoria psicoanalitica.

In: Paranoiae ossessualitàin due casidi donne. Tradução italiana em Opere,Turim, Boringhieri, vol.VIII, 1976.

GILLIGAN, Carl. Con voce di donna. Etica e formazione della personalità .Tradução italiana, Milão: Feltrinelli, 1987.

GOLBERG; LEWIS. Play behavior in the year of old infant: early sex differences. Child DeveIopment, 1969,40, p. 21-31.

KAGAN, Jerome. I modi deIlo sviluppo. Tradução italiana, Milão: Angeli, 1974.

ROUSSEAU. Nouvelle Héloise. In: ROUSSEAU. Oeuvres completes. Paris: Gallimard, La Pleiade, v. 11, 1964.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.