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Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil
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Palavras-chave

Educação infantil. Relações de gênero. Meninos e meninas. Brincadeiras. Cultura infantil

Como Citar

FINCO, Daniela F. Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 89–101, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643863. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este artigo discute as formas de brincadeiras de meninos e meninas, em uma escola municipal de educação infantil, buscando questionar o fato "natural" de que meninos e meninas possuem papéis e comportamentos pré-determinados. Apresenta uma reflexão sobre a troca de papéis sexuais nas brincadeiras, fazendo uma discussão sobre os brinquedos considerados "certos" e "errados" para cada sexo. A análise se opõe às pesquisas que consideram que meninos e meninas demonstram comportamentos, preferências, competências, atributos de personalidade mais apropriados para o seu sexo, seguindo, desde bem pequenos, as normas e padrões estabelecidos. Deste modo o estudo propõe-se a tratar o tema das relações de gênero de uma perspectiva diferenciada, na tentativa de um olhar não "adultocêntrico", observando atentamente as transgressões dos papéis de gênero nos momentos de brincadeira, possibilitando enxergar novas formas de ser menino e de ser menina.

Abstract:

This article discusses the play of boys and girls, in a municipal center of Early Childhood Education, discussing the conceived idea that boys and girls have predetermined roles and behaviors. Ir presents a reflection on the exchange of sex-roles in play, discussing about the toys considered "right" and "wrong" for each sexoThe analysis opposes to researches that consider that boys and girls demonstrate behaviors, preferences, abilities and personality's attributes appropriated for their sex,following, since very young, the established norms and standards. Thereby, intently observing the transgressions of the sex-role during the play, this study proposes to deal with the subject of gender relationships from a differentiated perspective, where the "adult is not the center", making possible to realize new forms of being boy and being girl.

Key-words: Early childhood education. Gender relationships. Boys and girls. Play. Childhood culture

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