Banner Portal
Pedagogia dos corpos retos: das morfologias disformes às carnes humanas alinhadas
PDF

Palavras-chave

Pedagogia. História dos corpos. Retidão do porte

Como Citar

SOARES, Carmen Lúcia. Pedagogia dos corpos retos: das morfologias disformes às carnes humanas alinhadas. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 77–90, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643887. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Neste texto, analisamos o processo de constitUição do que chamamos depedagogia dos corpos retos, um conjunto de procedimentos destinado a ajustar/endireitar físicos desengonçados e espíritos desconformes aos princípios de retidão do porte e da rigidez do caráter, emergentes nos discursos especializados sobre corpo humano, no final do século XVIII e início do século XIX. Por meio de alguns elementos da literatUra, da mídia, e baseados principalmente nas formulações de Georges Vigarello e Michel Foucault, apresentamos algumas considerações a respeito da obsessão contemporânea pelos corpos alinhados, lisos e esbeltos, a partir dos rastros de um longo processo de degradação moral das mais diferentes e detalhadas deformidades orgânicas, processo que vem tornando mais reluzentes e "naturais" os ideais retilíneos de beleza e bem-estar físico.

Abstract:

In this text we analyze the process of constitUtion of what we callpedagogy ofthe straight bodies, a group of procedures designed to adjust/straighten disjoint physiques and spirits not in accordance to the principies of straighteness of postUre and austerity of character; emergent in the specialized dissertations regarding the human body at the end of the 18th century and beginning of the 19th. Through some eIements of literature, media, and based mainly on the formulations of Georges Vigarello and Michel Foucault, we present some considerations regarding the contemporary obsession for aligned, smooth and slim bodies, starting from the tracks of a lengthy process of moral degradation of the most distinct and detailed organic deformities; a process which highlights the ~,dealso~,the beauty of straighteness and physical well-being making them become more natural .

Key-words: Pedagogy. History of the bodies. Straighteness of posture

PDF

Referências

AZEVEDO, Fernando de. Antinoiis: estudode cultura atlhetica. São Paulo/Rio de Janeiro: Weiszflog Irmãos, 1920.

BRETON, David Le. A síndrome de Frankenstein . In: SANT'ANNA, Denise B. de (org.). Pol/ticasdo corpo.São Paulo: Estação Liberdade, 1995, p. 49-67.

CALLIGARIS, Contardo. 'Corcunda' cor-de-rosa: críticas que apontam traições no desenho animado da Disney desconhecem defeitos do original de Victor Hugo. Folha de S. Paulo, São Paulo, 7 jul. 1996, Caderno Mais, p. 5-12.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes defazer. Petrópolis: Vozes, 1996.

COMENIUS, João Amos. Didáctica Magna. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.

COURTINE,Jean-Jacques. Os Stakhanovistas do narcisismo: body-building e puritanismo ostentatório na cultura americana do corpo. In: SANT'ANNA, Denise B. de (org.). Pollticas do corpo.São Paulo: Estação Liberdade, 1995, p. 81-114.

DEMENY, Georges. Éducation et harmonie desmovements.Paris: Librairie FélixAlcan, 1920.

EWING, William A. EI cuerpo:fotograflasde Ia configuración humana. Madrid: Ediciones Siruela, 1996.

FONTANEL, Béatrice. Sutiãs e espartilhos:uma história de sedução.Rio de Janeiro: GMT Editores Ltda, 1998.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da cl/nica. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1980.

FOUCAULT, Michel. Vigiar epunir: nascimento daprisão. 14. ed. Pecrópolis: Vozes, 1996.

FRAGA, Alex Branco. Corpo, identidade e bom-mocismo: cocidiano de uma adolescência bem-comporcada. Belo Horizonce: Aucêncica, 2000.

FRAGA, Alex Branco. Anacomias emergences e o bug muscular: pedagogias do corpo no limiar do século XXI. In: SOARES, Carmen Lúcia (org.). CorpoeHistória. Campinas, SP: Aucores Associados, 2001, p. 61-78.

GLEYSE, Jacques. L1nstrumentalisation du corps: une archéologie de Ia racionalisacion inscrumencale du corps, de I'âge classique à l'époque hypermoderne. Paris: Edicions L'Harmaccan, 1997.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Mulheres em movimenco: imagens femininas na Revisca Educação Physica. Educação e Realidade, Porco Alegre: UFRGS/Faced, 25 (2), p. 77-94, jul./dez. 2000.

HASSE, Manuela. O divertimento do corpo - corpo, lazer e desporco na cransição do século XIX para o XX em Porcugal. Lisboa: Edicora Temácica, 1999.

HUGO, Viccor. Notre-Dame de Paris. Paris: Renduel, 1836, 3 v.

OLIVEIRA, Roberco. A droga do verão. Folhade S. Paulo,São Paulo, 28 jan. 2001, p. C24.

PASOLINI, Pier Paolo. Osjovens infelizes. São Paulo: Brasiliense, 1990.

PERRIN, Frank. L'Art au corps:le corps exposé de Man Ray à nos jours. Marseille: Musées de Marrsille-Réunion des musées nacionaux, 1996.

RODRIGUES, José Carlos. O corpona história. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999.

SANT'ANNA, Denise B. Corposdepassagem:ensaios sobre a subjecividade concemporânea. São Paulo: Escação Liberdade, 2001a.

SANT'ANNA, Denise B. É possível realizar uma hiscória do corpo? In: SOARES, Carmen Lúcia (org.). Corpo e História. Campinas, SP: Aucores Associados, 2001b.

SANT'ANNA, Denise B. Encre a pele e a paisagem. In: Projetohistória: natureza epoder. São Paulo: EDUC/FAPESP (23), nov., 2001c, p. 193-207.

SILVA, Ana Márcia. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gescação de um novo arquécipo da felicidade. Campinas/Florianópolis: Aucores Associados; Edicora da UFSC, 2001.

SOARES, Carmen Lúcia. Imagensda educaçãono corpo:escudo a parcir da gináscica francesa no século XIX. Campinas: Aucores Associados, 1998.

SOARES, Carmen Lúcia. Educaçãoflsica: raízes européias e Brasil. 2. ed. rev. Campinas/ SP: Aucores Associados, 2001.

TERRA, Vinícius Demarchi. Pedaços do tempo, gestospartidos: memórias do corpo em movimenco na focografia de Ecienne-Jules Marey. 2002. Dissercação (Mescrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas.

VIGAREtLO, Georges. Le corps redressé. Paris:Jean Pierre Delarge, 1978.

ZARANKIN, Andrés. Paredesque domesticam:arqueologiada arquitetura escolarcapitalista. Campinas: Centro de Hist6ria da Arte e Arqueologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp/Fapesp, 2002.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.