Banner Portal
A descentralização da educação pública no estado de São Paulo e um breve estudo de caso do município de Vinhedo
PDF

Palavras-chave

Educação
Municipalização
Descentralização
Repasse de responsabilidades

Como Citar

BITAR, Marcelo Saber. A descentralização da educação pública no estado de São Paulo e um breve estudo de caso do município de Vinhedo. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 195–206, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643896. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Pretende-se, aqui, mostrar, em linhas gerais, o processo histórico e atual de descentralização da educação pública no estado de São Paulo, no período entre 1983 a 2000, enfatizando-se os procedimentos adotados no município de Vinhedo para viabilizar esta política. A análise foi feita de forma quantitativa e qualitativa, observando-se de maneira geral as políticas de descentralização, em especial da educação, desde a esfera federal, passando de forma mais detalhada pelo estado de São Paulo e culminando em um breve estudo de caso municipal a partir da cidade de Vinhedo. O estudo de caso foi feito com uma breve análise no município de Vinhedo, mostrando suas experiências, seu processo de implementação da municipalização e algumas entrevistas com atores importantes nesse processo. Tal estudo nos pareceu interessante, pois Vinhedo é uma das primeiras cidades brasileiras a tomar a decisão política de municipalizar completamente a educação até onde a lei permite, ou seja, todo o ensino fundamental, arcando com todo o ônus dessa atitude. Para um maior esclarecimento ao leitor que porventura queira saber mais sobre o assunto, devo dizer que este artigo é parte integrante de minha dissertação de mestrado, que será apresentada no Instituto de Economia da Unicamp.

PDF

Referências

ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares. Federalismo e Políticas Sociais. In: BARROS SILVA, Pedro Luiz (Org.) Descentralização e PollticasSociais. São Paulo: Fundap, 1996.

MÉDICI, André C. e MACIEL, Marco Cícero M. P.A Dinâmica do Gasto Social nas Três Esferas de Governo: 1980-1992. In: BARROS SILVA,Pedro Luiz (Org.). Descentralização e PollticasSociais. São Paulo: Fundap, 1996.

NEUBAUER; Rose; CRUZ, Neide. Descentralização das Políticas Sociais no Estado de São Paulo. In: BARROS SILVA, Pedro Luiz (Org.). Descentralização epollticas Sociais. São Paulo: Fundap, 1996.

RODRIGUEZ, Vicente. Descentralização da Polltica Educacional no Brasil-1987-1994, 1999. Tese de Doutoramento apresentada ao Departamento de Ciência Política do InstitUto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.