Banner Portal
Percurso revisitado: o ensino de enfermagem no Brasil
PDF

Palavras-chave

Ensino de enfermagem. Projeto político pedagógico. Participação coletiva

Como Citar

GENNANO, Raimunda Medeiros. Percurso revisitado: o ensino de enfermagem no Brasil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 13–28, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643901. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo analisa o ensino de enfermagem no Brasil, a partir de 1923, quando o Departamento Nacional de Saúde Pública do Rio de Janeiro fundou a primeira escola de enfermagem do país. Após um breve percurso no tempo, identificando suas fases mais significativas, centra a atenção nas duas últimas décadas (80-90), quando a enfermagem iniciou a construção de seu projeto político pedagógico, articulado à discussão acerca da Reforma Sanitária brasileira e ao projeto de redemocratização da sociedade. Esse contexto propiciou a abertura e ampliação de um grande debate, incluindo professores, estudantes, enfermeiros de serviços, entre outros segmentos, sob a coordenação da ABEn. Apesar de todas as dificuldades vivenciadas nesse processo, o fato de ter tido uma participação coletiva configura um avanço político da enfermagem, antes não registrado em sua história. Nessa perspectiva, esse esforço coletivo deve contribuir para um maior compromisso dos envolvidos na contínua reconstrução do ensino e da profissão.

Abstract:

This article analyzes the teaching of nursing in Brazil from 1923 on, when the National Department ofPublic Health in Rio de Janeiro founded the first nursing school in the country. After a brief review of time and the identification of its most significant phases, the paper focuses on the last two decades (80 and 90), when nursing initiated the construction of its political-pedagogic project along with the discussion about Brazilian Health Reform and the project for the redemocratization of society. This context propitiated the opening and the amplification of a great debate coordinated by the ABEn that included, among other segments, professors, students, and nurses in service centers. Despite the difficulties experienced in the process, the fact that this was a collective effort configured a political advance for nursing, which had not been registered previously in its history. In that perspective, this collective effort should contribute to a greater commitment of those involved in the continued reconstruction of teaching and of the nursing profession.

Key-words: Teaching of nursing. Political-pedagogic project. Collective participation

PDF

Referências

CARVALHO, Amália Correia de. Associação Brasileira de Enfermagem - 1926-1976.Brasília: ABEn, 1976.

CORDEIRO, Hésio. A indústrÍa da saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1980.

FERNANDES,Josicélia Dumêt. A enfermagem no hoje, no ontem e no amanhã. Revista Brasileirade Enfermagem. Brasília: v. 38, n. 1, p. 43-48,jan.-mar. 1985.

GERMANO, Raimunda Medeiros. Educação e ideologia da enfermagem no Brasil.São Paulo: Cortez, 1984.

GERMANO,Raimunda Medeiros.A éticae o ensinode éticana enfermagemdoBrasil.São Paulo:Cortez, 1993.

GERMANO, Raimunda Medeiros. CEFOPE/RN: Uma experiência de formação de recursoshumanos em saúde. 1984-1996.Natal: SSAPjRN, 1996.

LUZ,Madel.IXConferênciaNacionaldeSaúde:aVIIIrevisitada?Avançose impedimentos na implantaçãoda novapolíticade saúde.RevistaSaúdeemDebate.[s.1],nâ37,p.76-80,dez. 1992.

MORIN, Edgar.Renacimiento latinoamericano pensamiento complejo y pensamiento meridional. Revista Cronos.Natal-RN,v.1, n.2, p. 141-146,jul.-dez.2000.Entrevistador: Nelson VallejoGómez.

TIMÓlEO, RosalbaPessoadeSouza.ProjetopolÍtico-pedagógicodaenfermagem:Um processode construção coletiva. 2000. Tese(Doutorado) - UFRN, Nat

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.