Banner Portal
Uma nova escola médica é possível? Aprendendo com a CINAEM1as possibilidades de construção de novos paradigmas para a formação em medicina
PDF

Palavras-chave

Medicina. Saúde & sociedade. Educação. Ensino médico

Como Citar

MERH, Emerson Elias; ADOLE, Giovanni Gurgel. Uma nova escola médica é possível? Aprendendo com a CINAEM1as possibilidades de construção de novos paradigmas para a formação em medicina. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 53–68, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643905. Acesso em: 16 ago. 2024.

Resumo

A partir da crítica aos paradigmas que fundaram a atual estrutura e a lógica de funcionamento da formação em Medicina, dados pelo Relatório Flexner, e instigados pelos sinais de esgotamento do modelo de atenção que tal estrutura tem produzido, os autores apresentam uma síntese da história do movimento da CINAEM. Movimento que, nos últimos dez anos, mobilizou-se em tomo da transformação do ensino médico brasileiro com vistas à construção de um novo paradigma para a escola médica e que, apesar de sua crise atual, logrou construir um método e os instrumentos necessários para o processo e a profundidade da mudança pretendida. Ao fazê-Io, apontou que aliar o saber fazer tecnológico ao saber fazer cuidador significa dar à formação médica o encontro resolutivo com as necessidades de saúde, individuais e coletivas, da população brasileira.

Abstract:

Through the critique of the Flexner Report, which organizes the conceptual basis for the structure and the performance ofMedical School, and instigated by signals of collapse of the health system, produced by this structure, the authors present a historical synthesis of the CINAEM. This movement struggled for the transformation of the medical school and the creation of another paradigm for the medical education. Despite of its crisis, the CINAEM built the method and the instruments for the desired transformation and showed that the medical formation requires the association of the technical and the care disposition, which demands considering both the individual and the social necessities as well as the medica I practice. In addition, the CINAEM demonstrated that the consolidation of the new know-how makes the changes possible.

Key-words: Medicine. Health and society. Education. Medical school

PDF

Referências

ACIOLE, Giovanni Gurgel. Uma discussão da cultura e trabalho médicos no Brasil: entre o cliente e o usuário. RevistaJovem Médico, v. 3, n. 2, p 103-107,São Paulo, 1999.

ACIOLE, Giovanni Gurgd. O lugar,a teoriaea práticado trabalhomédico: elementos para uma ontologia darelaçãomédico-paciente.Campinas: Sindimed, mimeo,2000.

FACCHINI, Luis Augusto; PICCINI, Roberto Xavier; SANTOS, Rogério Carvalho (Org.).

CINAEM - Preparando a transformação da educaçãomédica brasileira.ProjetoCINAEM, III Fase.Relatório 1999-2000. Pelotas: UFPel, 2000.

DONNANGELO, Maria Cecília Ferro. Saúde e Sociedade. Capo1 Medicina: Prática técnica, prática social.São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1976.

FOUCAULT, MicheI. O nascimento da dinica. Tradução de Roberto Machado. Rio deJaneiro: Forense Universitária, 4. ed., 1994.

MERHY,Emerson Elias.Construindo uma cartografiadaescolamédicaepensando nós críticospara a gestão da mudança. Campinas: Unicamp, mimeo, 1999.

MERHY,Emerson Elias.GestãotransFormadoradaescolamédica.In:CINAEM,Preparandoa transFormaçãoda escola médica. Projeto CINAEM, 111Fase.Relatório 1999-2000,p 87-105, 2000.

MERHY, Emerson Elias. Ato de cuidar: alma dos serviços de saúde. In: MERHY, Emerson Elias. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. Apêndice 1.São Paulo: Hucitec, p.115-133, 2002.

SANTOS, Rogério Carvalho. Um ator social em Formação:da militância à descrição e análise do processo de formação médica no Brasil. 1998. Dissertação (Mestrado) -DMPS/FCM/ Unicamp, Campinas.

SCHRAIBER, Lilia Blima. Educação Médica e Capitalismo. São Paulo: Hucitec, 1994

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.