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Estudando as questões de gênero em serviço social
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Como Citar

FAURY, Mirian. Estudando as questões de gênero em serviço social. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 107–119, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643910. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo trata do estudo das questões de gênero em Serviço Social e da sua importância para o ensino nesta área. Apresenta as dificuldades de inclusão do tema no processo de formação de Assistentes Sociais, fazendo um paralelo entre a situação de exclusãosocial- vivida pelas usuárias de programas e projetos sociais, espaço de atuação do Serviço Social- e a situação de exclusão de gênero, vivida por profissionais e usuários, majoritariamente constituídos por mulheres, num fenômeno de "feminização" da profissão. Assinala o espaço aberto pela nova proposta curricular para os cursos de Serviço Social (aprovada em fins dos anos 90), que contempla a possibilidade de trabalho, em torno de uma disciplina denominada "Gênero e Serviço Social". Lembra a questão das competências profissionais e as novas exigências da formação profissional, além de sugerir uma proposta de intervenção com as mulheres, que deveria ser adotada pelos/as profissionais. Constata, finalmente, que os estudos de gênero em Serviço Social podem ter uma dimensão estratégica, na medida em que contribuem para formar profissionais críticos e criativos.

Abstract:

This article is about the study of matters of gender in Social Work and of its importance for the teaching in Social Work. It presents the difficulties of including this theme in the process of formation of Social Workers, and makes a comparison between the situation of social exclusion - experienced by the users of social programs and projects, the actuation field ofSocial Work - and the situation of gender exclusion, experienced by professionals and users, a group mostly constituted by women, in a feminization phenomenon of the profession. It points the area opened by the new curricular proposal for the Social Work courses (approved in the late 90's), which contemplates the possibility to work on a subject called "Gender and Social Work" It recalls the question of professional competencies and the new requirements of professional formation, besides suggesting a proposal on intervention with women, that should be adopted by both male and female professionals. It finally evidences that the studies of gender in Social Work may have a strategic dimension as they contribute to form critical and creative professionals.

Key-words: Professional formation. Gender. Intervention. Teaching

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