Banner Portal
Tempos enredados na condição docente: narrativasde professorese professora
PDF

Palavras-chave

Experiência do tempo. Condição docente. Professor. Escola. Tempo

Como Citar

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. Tempos enredados na condição docente: narrativasde professorese professora. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 167–176, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643914. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Através da História Oral, o estudo analisa alguns aspectos da experiência do tempo na vida dos professores, compreendendo-a como uma construção sociohistórica, que é parte dos sistemas simbólicos das sociedades. É uma experiência complexa, que envolve dimensões objetivas e quantitativas - o tempo dos relógios, calendários e horários escolares - como também dimensões subjetivas e qualitativas - relativas aos significados que os sujeitos atribuem à suas práticas no exercício do magistério, nos tempos docentes. Trata-se, também, de uma vivência temporal inscrita nos ordenamentos rítmico-temporais peculiares à escola, que estão circunscritos e contextualizados nas estruturas rítmico-temporais da vida moderna. Frente a essesreferenciais teórico-metodológicos, a investigação busca apreender e analisar as vivências temporais dos professores e os sentidos, significados e sentimentos que eles atribuem ao exercício do magistério e ao trabalho docente no cotidiano da escola. Para tanto, utiliza entrevistas com professores e professoras do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas estaduais e municipais da cidade de Belo Horizonte, MG, realizadas entre 1997 e 1998. Destacam-se, entre outros aspectos das vivências temporais desses sujeitos, questões relativas à convivência entre gerações humanas (de professores e alunos), temporalidades constitutivas das interações e práticas sociais educativo-pedagógicas,peculiares aos territórios da escola.

Abstract:

Through Oral History, this study analyses some aspects of experience with time in the life of teachers, comprehending it as a socio-historical construction, which is part of symbolical systems of the societies. It is a complex experience that involves objective and quantitative dimensions -the time of the clocks, calendars and school hours - aswellas subjective and qualitative dimensions -related to the meanings that the individuais attribute to their practices in the work of teaching profession, the teachers times. It is also about a temporal experience inscribed in the rhythmic-temporal organizations that are peculiar to the school. Facing these theoretical-methodological references, the' investigation seeks to apprehend and analyse the temporal experiences of the teachers and the senses, meanings and feelings that they attribute to the practice of the teaching profession and to the work as teachers in the quotidian of the school. For that purpose, it makes use of interviews with Elementary and High School teachers of state and municipal public schools ofBelo Horizonte, MG, which were done between 1997 and 1998.Among other aspects of temporal experiences of these people, we can point out questions relative to acquaintance between human generations (teachers and pupils), the constitutive temporalities ofthe interactions and the social educative-pedagogical practices, that are peculiar to the territory of the school.

Key-words: Experience with time. Teacher condition. Teacher. School. Time

PDF

Referências

HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Objetiva. 2001, p.183.

MEILUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação.

ANPED. São Paulo, n.5/6, p. 5-14,maio/dezc. 1997.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.