Banner Portal
Educação escolare formação do pensamento crítico: reflexões
PDF

Palavras-chave

Crítica. Conhecimento. Ensino. Contemporaneidade

Como Citar

GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; PALANGANA, Isilda Campaner. Educação escolare formação do pensamento crítico: reflexões. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 159–169, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643960. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo discute o ensino escolar em suas possibilidades e limites no processo de formação do pensamento crítico. Trata-se de uma análise que busca apreender o conhecimento nas relações sociais que o configuram e lhe dão sentido. Tal condição se mostra como imprescindível ao ensino que pretende desvelar as contradições sociais na contemporaneidade e, por essa via, perseguir a referida formação. A reflexão toma como referência o conceito de crítica sistematizado por T. W Adorno e M. Horkheimer.

Abstract:

This article discusses school teaching in its possibilities and constraints in the process of critical thought. It is an analysis that aims at apprehending knowledge in the social relations which shape and give sense to knowledge. This condition is essential to a teaching process that attempts to unveil the social contradictions in the contemporaneity and, through it, to pursue such formation. This reflection takes as reference the concept of systematized criticism by J.W Adorno and M. Horkheimer.

Key-words: Criticism. Knowledge. Teaching. Contemporaneity

PDF

Referências

ADORNO, T.W e HORKHEIMER, M. Dialéticado esclarecimento.Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

ADORNO, T.W Opinion, locura, sociedad. In: ADORNO, T.W lntervenciones:nuevemodeloj de critica.Caracas: Monte Avila, 1969.

. Palavrase sinais:modeloscríticos2. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995a.

. Educaçãoe emancipação.São Paulo: Paz e Terra, 1995b.

ALMEIDA, M.J.P.M. e BRITTO, L.P.L. (Org.). Ensino da ciência, leitura e literatura.

CadernosCedes41. Campinas: Cedes, 1997.

BACON, F. 'Novum organum'ou verdadeirasindicaçõesacercada interpretaçãoda natureifl. 2. ed., São Paulo: Abril Cultural, 1979 (Os Pensadores).

CARVALHO, A.M.P. e GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

CHASSOT, A. Inserindo a história da ciênciano fazer educação com a ciência.In: CHASSOT, A. e OLIVEIRA, J.R (Org.). Ciência,éticae culturana educação. São Leopoldo: UNISINOS, 1998.

COSTA, B.C.G. Indústria cultural. Análise crítica e suas possibilidades de revelar ou ocultar a realidade. In: PUCCI, B. (Org.). Teoriacríticae educação.A questão daformação culturalna Escolade FrankfU/1.Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo, SP: EDUFSCar, 1994.

CUNHA, AM.O e CICILLINI, G.A Considerações sobre o ensino de ciências para a escola fundamental. In: VEIGA, 1.P.A (Org.). 2. ed. Escolafimdamental, mrrículoe ensino.

Campinas, SP: Papirus, 1995.

DESCARTES, R. Dismrsodométodo.5.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991 (Os pensadores).

HEGEL, G.WF. Fenomenologiado espírito(parte I). Petrópolis: Vozes, 1992.

KANT, L Críticada razãopura. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os pensadores).

LEMKE, J.L. Aprender a hablarciencia.Lengqje,aprendizajeyvalores.Barcelona: Paidós, 1997.

MAAR, WL. À guisa de introdução: Adorno e a experiência formativa. In: ADORNO, T.W Educaçãoe emancipação.São Paulo: Paz e Terra, 1995.

OLIVEIRA, J.e. e ALBUQUERQUE, R.H.P.L. Notas sobre a relação ciência, técnica e sociedade. Ciênciae Cultura, 33(6), jun/1981.

PALANGANA, 1.e. Individualidade:c!firmaçãoe negaçãona sociedadecapitalista.São Paulo: PlexlIs, 1998.

PRESTES,N.H. A razão,a TeoriaCríticae a Educação.1n:PUCCI,B. (Org.).Teoriacríticar educação.A questão dajórmação mltural na Escola de h-ankjUrt. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: EDUFSCar, 1995.

SNYDERS, G. Para onde vão as pedagogias não-diretivas? Lisboa: Moraes, 1978.

RIFKIN, J. O fim dos empregos:o declínio inevitável dos níveis dos empregoJ e a redução da jórça dr trabalho. São Paulo: Makron Books, 1995.

VIANNA, 0.11. Da criação à difusão: a ciência que ensinamos. Pro-Posições,'.7, n.l (19), 1996.

VYGOTSKY, L.S. A jórmação social da tIletltr. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

. Pensamento e linguagem. São Paulo: lVlartins Pontes, 1991

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.