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Trabalho- nova modalidade de uso de si e educação: debates/confrontos de valores
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Palavras-chave

Trabalho como uso de si e uso de si por s. Nova modalidade de uso de si. Trabalho prescritoltrabalho real. Normas antecedentes-valores. Temporalidade econômicaltemporalidade ergológica. Educação

Como Citar

ROSA, Maria Inês. Trabalho- nova modalidade de uso de si e educação: debates/confrontos de valores. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 51–60, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644042. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

As reflexõesdesenvolvidas no presente artigo consideram as mudanças atuais nas atividades de trabalho através da concepção do trabalho como uso de si e uso de si por si, e não execução. Estas mudanças se constitUem enquanto uma nova modalidade de uso de si do trabalhador organizando o trabalho prescrito, em confronto com o trabalho real,o que fazdo trabalho lugar de debates!confrontos de valores-normas antecedentes. A educação aí se configura como processo de formação tendo uma finalidade específica: que o trabalhador faça o trabalho prescrito - o novo modo de trabalhar - conforme estas normas. Consideramos o depoimento de um trabalhador, operário, que ao dizer desta nova modalidade de uso de si, ele a testemunha, vivenciando-a e experimentando-a.. Procura colocar em palavraso seu trabalho real a partir mesmo do trabalho prescrito, pondo em questão a separação entre ambos e também a atividade de conceitUação empreendida pelo segundo.

Abstract:

The developed thoughts of this article consider the present changes at the work activities through the conception of work as use of oneself and use of oneselfby oneself, but not as execution. These changes are made as a new mode of worker's use of oneself, organizing the prescribed work, in confrontation with the realwork, that which makes the work asthe site of debates!confront of values! norms antecedents. In this context, the education means the build up process, having a specific aim: make the worker able to perform the prescribed work - the new way of working - according to thease norms. Taking the testimony of a worker, who speaking about this new mode of use of oneself, he witnesses it, living it and experiencing it, trying to put in words his real work even from the prescribed work, inquiring the separation between both and also the conceiving activity perfomed by the second.

Descriptors: work as use of oneself and use of oneselfby oneself!new mode of use of self,prescribed worklreal work, norms antecedents - values, economic timinglergologic timing, education

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