Banner Portal
A escola como espaço social, prática pedagógica e processo de trabalho: reflexões
PDF

Palavras-chave

Interdependência. Prática pedagógica. Trabalho como uso de si

Como Citar

LOPES, Jurema Rosa. A escola como espaço social, prática pedagógica e processo de trabalho: reflexões. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 61–68, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644043. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo, é parte inicial do nosso processo de reflexãoacerca da prática pedagógica na escola, local em que encontramos pessoas em sitUação de trabalho. Aqui, a escola - seu espaço social- é considerada como uma grande e única sala de aula, conferindo aos envolvidos no processo de trabalho, uma função específica associada ao conceito de interdependência. A prática pedagógica, considerando a interdependência e as escolhas dos trabalhadores, é indissociável das formas de autoconsciência e de imagem do homem que coexistem em tensão permanente na escola, local em que, o trabalhador ao convocar o seu ser, fazendo uso de si por si mesmo, experimenta diferentes maneiras de resolver problemas próprios de seu trabalho, caracterizando o movimento contínuo do espaço escolar.

Abstract:

The present article is the initial part on our reflection process about the pedagogical practice at school, a place where we find people in a labor setting. Here, the school- its social space - is regarded as one big and unique classroom, giving the ones involved in the working process a specific function associated with the interdependency concept.The pedagogical practice, considering the interdependency and the choices of the workers, isinseparable from the self- consciousness forms and from the image of the man mat coexist in permanent tension at school, a place where the worked as he calls his being, using himself by his own being, experiences different ways of solving problems peculiar to his own work, denoting the continuos movement of me school space.

Descriptors: Interdependency. Pedagogical practice. Work as oneself's use

PDF

Referências

Bernstein, B. (1996).A estruturação. do. discurso. pedagógico.: classe código. e controle. Trad.: To.maz Tadeu da Silva; Luís Fernando. Go.nçalves Pereira, Petrópo.lis, Rio. de Janeiro: Vo.zes.

Bo.urdieu, P. (1996). Razões práticas: so.bre a teo.ria da ação., Campinas: Papirus.

Domingo.s, A. M.; Barradas, H.; Neves, I. P.( 1986). A teo.ria de Bernstein em so.cio.lo.giada educação..

Lisbo.a, Po.rtugal: Fundação. Calo.ustre Gulbenkian.

Elias. N. (1986). A societituk de corte. Trad.: Ana Maria Alves. Lisbo.a: Estampa.

( 1994). A societituk dos individuos. Trad.: Vera Ribeiro, Rio. de Janeiro: Zahar Editor: (1994). Teoria simbólica.Trad.: Paulo Valvcrde. Oeiras, Po.rtugal: Celta.

(1999). Introdução à sociologia. Trad.: Maria Luísa Ribeiro. Ferreira. Lisbo.a: Edições 70.

(s/data). Conocimiento y Poder. Trad.: Julia Varcla. Madri: Las Edicio.nes de La Piqueta.

Geraldi, J. W (1996). A prática escolar so.b escrutínio.. In: Anais do.VIII END IPE, vo.l11,Flo.rianópo.lis, pp.27-47.

Lopes, J. R. (1994). O professo.r regente na função. de direto.r de esco.la e seu papel no. pro.cesso. de avaliação. do. aluno.. Rio. de Janeiro.: Universidade do. Estado. do. Rio. de Janeiro: Dissertação. de mestrado..

Rosa, M. I. (1998). Do. go.verno. do.s ho.mens: "no.vas respo.nsabilidades" do. rrabalhado.r e acesso. ao.s co.nhecimento.s". In: Educação e Societituk. n" 64, ag.,CEDES, Campinas: São. Paulo..

(1998). Gesrão. do. trabalho.: desemprego., co.nhecimento. e (re)educação. mo.ral do.

trabalhado.r pro.fissio.nal. Mimeo.g.

Schwartz, Y. (1996), Pensar o.trabalho. e seu valo.r.In: Idéias, n" 2, jul-dez.,São. Paulo.: IFCH-Unicamp, pp.l09-122.

. (1992) Travail et usage de sqi. Travail et philosophie,convocations mutuel/es, To.ulouse, Octares Éditions.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.