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Interações Possíveis entre a Área de Currículo e a Didática: o Caso da Avaliação'
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Palavras-chave

Avaliação. Currículo. Didática

Como Citar

FREITAS, Luiz Carlos. Interações Possíveis entre a Área de Currículo e a Didática: o Caso da Avaliação’. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 9, n. 3, p. 28–42, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644115. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

O campo da avaliação tem recebido grande atenção ultimamente, seja nos meios oficiais, seja na academia, seja entre os professores das escolas. Nos deparamos com ele tentando compreender melhor o campo da teoria pedagógica a partir de estudos na sala de aula. Está cada vez mais claro que o que é avaliado em sala de aula não é apenas o conteúdo, o conhecimento, mas um conjunto de habilidades e valores que têm a ver com a forma como o currículo é estabelecido, com as funções sociais da escola a mando da própria organização social. A separação da reflexão entre didática e currículo não tem sentido. São áreas estreitamente relacionadas já que às áreas curriculares correspondem formas de trabalho pedagógico específicas que somente são desenvolvidas se contidas e solicitadas pelo currículo. A didática, no Brasil, tem se negado a colocarse no interior do currículo, ou da organização do trabalho pedagógico mais amplo da escola. Isolou-se e com isso limitou-se ao conceito de aula e às competências cognitivas. A ligação com a área de currículo, mais ampla em suas preocupações, pode ser uma forma de oxigenar o campo da didática. O debate dos anos 80 entre "conteudistas" e "não-conteudistas" não foi resolvido e na raiz dele estão questões importantes para as relações entre o campo do currículo e da didática. Um paralelo com debate semelhante ocorrido na Rússia nos anos 30 recoloca a temática até como forma de explicitar concepções de educação importantes para combater o neoliberalismo. Em 1995' iniciamos um estudo que pretendia realizar um exame da posição russa sobre o campo da didática, o que foi especialmente importante - menos pelo que pretendíamos e mais pelo que encontramos - para aumentar nossa compreensão sobre a história da didática na Rússia e para levantar algumas hipóteses para tentar compreender a posição de alguns autores russos, traduzidos no ocidente e citados em estudos brasileiros para corroborar certas idéias sobre didática aqui veiculadas.2 Infelizmente, o desenvolvimento deste estudo caminha lentamente em função de uma série de tarefas administrativas que terminaram sendo de minha incumbência e às quais não podia me furtar, especialmente neste momento de agressão generalizada às instituições públicas, em especial, às universidades públicas. Algumas das idéias aqui apresentadas já estavam disponíveis em 1996/97 quando os Grupos de Didática e Currículo da ANPED iniciaram movimentos de convergência em seus estudos. O convite que agora recebo para falar sobre Avaliação, abre a possibilidade para que possa retomar esta questão. Entendo que não estarei rompendo totalmente a lógica proposta para o debate pois ele tem como pano de fundo as interfaces entre os Grupos de Didática e Currículo da ANPED, já que esta é uma sessão conjunta em que se discutem possíveis interações entre a área de currículo e de didática.

Abstract:

The evaluation area has been lately receiving great attention in the official and the academy spheres, we have found it when we try to understand the pedagogical theory area up from the classroom studies. It's clear that not only the content is evaluated in the classroom but the skills and values set which are related to the manner the curriculum is established , with the functions of the school established by the social organization. Separating the reflection between didatic and curriculum has no sense. They are are as strongly related . Didatic in brazil is limited to class concept and cognitive competence . The debate in the eight's between the "conteúdistas" and "não conteudistas" was not solved and in their roots are important questions for the relationship of the curriculum and didatic areas. Similar debate occurred in russia in the thirties has restored the thematic as a manner to explain important concepts of education to fight against the neoliberalism. In 1995 we have started a study to exam the russian position about the didatic are a which has increased our comprehension on the russian didatic history and to raise some hypothesis to try to understand some russian authors positions who were translated to western countries. Unfortunatelly this study is very slowly due to some burocratic tasks i have to accomplish specially in this diffjcult moment of general agression to the public institutions , mainly the public universities. Some of the ideas presented in this article have been available in 1996/97 when the didatic groups and the anped curriculum have started movements of convergency in their study. The invitation i have received to discuss about evaluation makes it possible to discuss this subject again. I understand i will not be breaking up the logic proposed for the debate because it involves ali the interfaces between the didactic groups and the anped curriculum, once this is a joined session to discuss the possible interactions between those areas.

Descriptors: evaluation, curriculum, didatic

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