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A Auto-avaliação como Parte Integrante do Processo de Avaliação Institucional
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Palavras-chave

Auto avaliação. Perfil docente. Ensino superior. Avaliação institucional. Professor universitário

Como Citar

BALZAN, Newton Cesar. A Auto-avaliação como Parte Integrante do Processo de Avaliação Institucional. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 9, n. 3, p. 52–67, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644117. Acesso em: 15 out. 2024.

Resumo

a estudo focaliza a auto-avaliação como parte integrante do processo de Avaliação lnstitucional e tem como objetivo oferecer alternativas para que o docente universitário proceda à sua própria reflexão, análise e avaliação sobre seu desempenho enquanto educador. a autor toma como referência três pesquisas que deram origem a teses de doutorado, as conclusões extraídas pelo organizador de uma coletânea de textos elaborados por ex-alunos de diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento e cinco exemplos de situações de ensino e aprendizagem resultantes de sua própria experiência enquanto professor e pesquisador. As qualidades desejáveis no docente universitário que atua em nível de excelência, assim como as qualidades não-desejáveis no professor universitário são apresentadas de duas formas: através de itens que definem atitudes e comportamentos e habilidades docentes e por meio de textos que indicam as referidas qualidades. a autor indica aos leitores interessados em quantificar seus próprios perfis docentes, formas que tornam possível atingir este objetivo.

Abstract:

The study focuses on self-evaluation as an integral part of the lnstitutional Evaluation. lt has the objective of offering alternatives for university professors to make their own proper reflection, analysis and evaluation about their performance as educators. The author takes as a reference three studies gave rise to doctoral thesis, the conclusions extracted by the editor of a collection of texts elaborated by graduates of different levels of educational areas of knowledge and five examples of teaching and learning selected from his own experience as a professor and researcher. The qualities looked for in a university professor who works at a level of excellence, as well as non-desirable characteristics in such a professor, are presented in two ways: by means of items that define teacher attitudes, behavior and ability and through texts that indicate the qualities refered to For readers interested in quantifying their own proper teacher profiles, the author indicates ways to reach this objective.

Descriptors: self-evaluation, teacher profile, level of excellence, institutional evaluation, university professor.

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