Banner Portal
Em direção a professores transformadores: perspectivas feminista e crítica no ensino de dança *
PDF

Palavras-chave

Corpo. Dança. Educação. Mulher. Sociedade

Como Citar

SHAPIRO, Sherry B. Em direção a professores transformadores: perspectivas feminista e crítica no ensino de dança *. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 35–45, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644134. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Este trabalho reflete a tentativa de desenvolver um currículo e uma pedagogia para o ensino da dança que demonstrem 3 preocupação com questões de poder, identidade, gênero e diferenças culturais. Ele é fruto do trabalho da autora como coordenadora do programa de ensino de dança de uma faculdade particular de estudos liberais para mulheres, localizada no sul dos Estados Unidos. Neste trabalho, ela entrelaça seus próprios conflitos a fim de problematizar a natureza mesma da dança, bem como o propósito da dança como experiência educacional. Para isso, são importantes as questões de imaginação, criatividade e uma atenção a "memórias corporais" que possam conduzir as mulheres a uma compreensão mais crítica de suas vidas na dança e na cultura.

Abstract:

this paper reflects the attempt to dvelop a curriculum and pedagogy for dance education that shows concerns for issues of power, identity, gender and cultural differences. It emerges from the author's work as coordinator of the dance education program at a private, southern, liberal arts college for women. In this work she weaves together her own struggles to make problematic the nature of dance itself, as well as the purpose of dance as an educational experience. Central to this are issues of imagianation, creativity, and attention to "body memories" that can lead women to a more critical understanding of their lives in dance and in culture.

Descriptors: Body. Dance. Education. Women. Society

PDF

Referências

Bartky, S.(1990). Femininity and domination. Nova York:Routledge, Chapman and HaIl, Ine.

Belenky, M.; Clinchy, B.; Goldberg, N. e Tarule, J. (1986). Women s ways q( knowing. Nova York: Basic Books.

Bordo, S. (1990). Feminism, postmodernism, and gender-skepticism. In: L. Nicholson (org.). FeminismlPostmodernism. Nova York: Routledge, Chapman aud HaIl, Inc., pp.

-156.

Eagleton, T. (1990). The ideology q( the aesthetic. Cambridge: Basil BlackweIlInc.

Fraleigh, S. (1"987).Dance and the lived body. Pittsburg: University ofPittsburg Press.

Freire, P.(1988). Pedagogy ofthe oppressed. Nova York:Continuum Publishing Company.

Greene, M. (1978). Landscapes of learning. Nova York:Teachers CoIlege Press.

Greene, M. (1981). The humanities and emancipatory possibility,journal q{ Education 163 (4), pp. 287-305.

Greene, M. (1988). The dialectic qf{reedom. Nova York: Teachers CoIlege Press.

Marcuse, H. (1969). An essay on liberation. Boston: Beacon Press.

Middleton, S. (1994). Educating{eminists. Nova York: Teachers CoIlege Press.

Pinar, W. (1978). Currere: Towards reconceptualization. In: L Gress, Jr. e D.E. Purpel (orgs.).Curriculum and introduction to the/reld. Berkeley:McCutchan Publishing Corp., pp. 526-545.

Purpel, D. (1989).1be moral and spiritual crisis in education. Massachusetts:Berginand Garvey.

Ramazanogle, C. (org.) (1993). Up against Foucault. Londres: Routledge.

Shapiro, S. (1991). Dance in a time of social crisis: Towards a transformational view of dance education. Anais "1991 Conference ofDance and the Child International".

Shapiro, S. e Shapiro, S. (no prelo). Silent voices, bodies of knowledge: Towards a critical pedagogyof the body,Journalfor Curriculum 1beorizing.

Spier, P.(1980). people. Nova York: Doubleday.

Stinson, S. (1988).Dancefor young children. Virgínia: AIliance for Health, Physical education Recreation and Dance.

Taylor(Shapiro],S.(1991).Reclaiming our hodies: Towards a sentient pedagogy q{liberation. Tese de doutorado. Universidade da Carolina do Norte, Greensboro.

Taylor (Shapiro), S. (1991). Dance in a time of social crisis: Towards a transformational view of dance education. In: S. Stinson (org.). Proceedings qlthe 1991 Conference q{ Dance and the ChildInternational, pp. 282-290.

Thomas, H. (1993).Dance, genderand culture. Nova York:St. Martin's Press.

Weiler,K. (1988). Women teaching{or change. Massachusetts: Bergin and Garvey.

Weiler, K. (1991). A feminist pedagogy of difference. Harvard Educational Review 61 (4), pp.449-474.

WeIch,S.(1985).Communities q{solidarity and resistance. Nova York:Orbis Books

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.