Banner Portal
Reflexões sobre a dança e os meninos
PDF

Palavras-chave

Meninos. Mulher. Dança. Educação. Sociedade

Como Citar

STINSON, Susan. Reflexões sobre a dança e os meninos. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 55–61, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644136. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Neste artigo a autora discute, através de depoimentos e reflexões pessoais, problemas referentes ao ensino de dança para meninos, enfatizando a preocupação e dificuldades que professores de dança geralmente têm em salas de aula ao tratar destes assuntos. A autora aborda questões como a homofobia, o homossexualismo e suas relações com a sociedade enfatizando a necessidade de uma relação diferente e diferenciada entre e sobre gênero nas aulas de dança em ambiente escolar. Para tanto, discute suas experiências como professora, pesquisadora e mãe, relacionando-as à história e ao status da mulher na sociedade americana.

Abstract:

in this article the author reflects about some problems concerning boys and dance giving emphasis to the difficulties most teachers have when dealing with these issues in school environmet. She brings questions about homophobia, homosexualism and their relationship with society, stressing the necessity of establishing a different approach to gender in education. She discusses her personal experiences as a teacher, researcher, and mother as related to women's history and status in American society.

Descriptors: Boys. Women. Dance. Education. Society

PDF

Referências

Belenky, M. F.;Clinchy, B.M.; Goldberg, N.R. e Tarule,).M. (1986). Women:S-ways q(knoLVing: 7be deuelopment q(se!(, voice, and mind. NovaYork:BasicBooks.

Bond, K. (1994) How "Wild Things" tamed gender distinctions, Journal of Physical Etlucation, Recreatioll antl Dance 65,pp. 28-33.

Chodorow,N. (1978).7be reproduction q(mothering: Psychoanalysisand thesociologyofgemler.

Berkeley: University of California Press.

Dinnerstein, D. (1977).7be mermaid antl the minotaur: Sexual mrangements antl the human malaise. Nova York: Harper and Row.

Gilligan,C.(1982).liI a dffferent voice:Psychological theory antl women s deuelopment. Cambridge: Harvard University Press.

Grumet, M. (1988). Bitter milk: Women and teaching. Amherst: University ofMassachusetts Press. College Press.

Stinson, S.W. (no prelo). Places where I've been: Reflections on issues of gender in dance education, research, and administration, Coreography and Dance.

Tannen, D. (1991). Youjust don't understand: Women and men in conversation Nova York: Ballantine.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.