Banner Portal
Vozes de meninos adolescentes
PDF

Palavras-chave

Adolescentes. Dança. Educação. Escola

Como Citar

STINSON, Susan W. Vozes de meninos adolescentes. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 62–69, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644137. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Neste artigo a autora dá voz a alunos adolescentes (do sexo masculino) que efetivamente fazem aulas de dança na escola. A fim de ampliar as discussões sobre o que os meninos pensam sobre as aulas de dança, a autora dá ênfase aos relacionamentos entre estes estudantes, às aulas de dança e ao status da dança na sociedade abordando questões de gênero, conhecimento e educação. Neste artigo, a autora compartilha com o leitor resultados parciais de sua pesquisa, de ordem qualitativa, que abarcou entrevistas com 88 jovens de 15 a 18 anos, 19 deles do sexo masculino. Este artigo complementa o anterior: Reflexões sobre a Dança e os Meninos.

Abstract:

in this article the author gives voice to some male adolescent students who take dance at school in order to broaden the discussions about what they say about dance classes. The author emphasizes the relationships created between these students, dance classes and the status of dance in society taking into acount issues of gender, knowledge and education. She shares in this article partial findings of a qualitative research that encompassed interviews with 88 youngsters from 15 to 18 years old, 19 of them being male. This article complements the previous one: Reflections on Boys and Dance.

Descriptors: Adolescents. Dance. Education. School

PDF

Referências

Csikszentmihalyi, M. e Larson, R. (1984).Being adolescent: COt!/lictai ld growth in the teenage years. Nova York: Basic Books.

Stinson, S.W. (1993). Meaning and value: Reflecting on what students say about school, jOl/mal q(Cl/mátll/l1l anel SI/pelvision8 (3),pp. 216-238.

Stinson, S.W. (1993). A place called dance in school: reflecting on what the students say, lmpll/se: 7be bltenwfiOlwl q(DanceScience, MeelicÍlleand Education 1(2),pp. 90-114.

Stinson, S.W. (1997). A question of fun: Adolescent engagement in dance education, Dance Research jOllrnal, 29/2, pp.4%9.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.