Banner Portal
o estranho caso do "Cidadão Quinlan"
PDF

Como Citar

PIOZZI, Patrizia. o estranho caso do "Cidadão Quinlan". Pro-Posições, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 158–160, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644153. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Em "Touch of Evil", Orson Welles, diretor e ator, dá vida a um personagem e a um enredo onde elementos de crítica social se entrelaçam em busca de respostas para o enigma de vidas "marcadas pela maldade". A trama, aparentemente apenas mais um exemplo do duelo mortal entre "bandido e mocinho", tão recorrente na cinematografia hollywoodiana, desenvolve-se numa atmosfera estranha e misteriosa, onde situações improváveis e personagens inusitados compõem imagens, ora grotescas, ora dramáticas, da condição humana degradada. O espectador encontra aí a mesma intrigante ambigüidade presente em outros fUmes de Welles, como "Cidadão Kane" (1941) e "Grilhões do passado" (1955), onde o abuso do poder e da riqueza associa-se a um destino trágico de solidão e de morte. O cineasta parece oscilar permanentemente entre a vontade política e pedagógica de denunciar e "punir" os maus e o impulso irresistível de desvendar a história íntima dos personagens, trazendo à tona o segredo de suas vidas. Sob este aspecto, a história é para o espectador um "fio de Ariadne", chamando-o a penetrar, atrás da divisão estereotipada entre bem e mal, os motivos ocultos que levam indivíduos sensíveis e íntegros ao crime e à corrupção. A tensão entre estes dois enfoques contribui para criar efeitos desconcertantes na obra de Welles, onde múltiplos sentidos se cruzam impossibilitando qualquer leitura linear. Em "Touch of Evil", o bom e o mau, empenhados num combate sem trégua, são construídos por um contraste berrante na caracterização visual, na ação, no discurso; no entanto, além deste contraste, responsável pela dinâmica da história, pode-se perceber um lastro comum entre eles, a ponto de um parecer apenas a imagem antitética do outro, como Dorian Gray e seu retrato.
PDF

Referências

Stevenson, R, L, O Estranho Caso do "Dr. Jekill e deMr. Hyde", in Dr. Jekyll and Mr. Hyde and Weir of Hermiston, Rio, Ediouro, si d.

Wilde, O., O RetratodeDorianGrqy, SP, Abril Cultural, 1980 Filmografia A Marca da Maldade,Touch of Evil, 1958, Universal, B&P, 93 min.; direção: Orson Welles, adaptado do romance Badge of Evil de Whit Masterson, ftlmado em Hollywood e Venice, Califórnia, E.U.A CidadãoKane,direção: Orson Welles, 1941 GrilhõesdoPassado,direção: Orson Welles, 1955 Mr. Smithgoesto Washington,direção: F. Kapra, 1939 Mr. Deedsgoesto Town,direção: F. Kapra, 1936

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.