Banner Portal
A Marca da Maldade - violência pura e impura
PDF

Como Citar

TAMARU, Angelo Harumi. A Marca da Maldade - violência pura e impura. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 176–177, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644156. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Em A violênciae o sagrado,livro escrito em 1972, René Girard põe em discussão a idéia, polêmica, de que o homem é imbuído de um desejo de natureza mimética, em que ele precisa experimentar a ameaça de um outro: eu desejo o que ele deseja e vice-versa. Esse drama existencial, segundo o autor, é um modo inaugural da violência, ou seja, a explosão de conflitos decorreria da rivalidade cada vez mais crescente entre os homens. A exorcização dessa violência estaria no ato sacrificial de vítimas expiatórias da mesma sociedade: é a comunidadeinteira que o sacrifícioprotegede sua própria violência(...). O sacrifício polariza sobre a vítima os germens de desavença espalhados por toda parte, dissipando-os ao propor-Ihes uma saciação parciaL!
PDF

Referências

ALMEIDA, M. J. de Imagense Sons-A Nova CulturaOral, SP, Ed Cortez, 1994.

GIRARD, R. A Violênciae o Sagrado,SP, Paz e Terra, 1990.

BOGDANOVICH, P. Este é OrsonWelles,SP, Globo, 1995.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.