Banner Portal
A Marca da Maldade - Seqüência inicial
PDF

Como Citar

GERALDI, Snvia. A Marca da Maldade - Seqüência inicial. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 180–181, 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644158. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Em '~ Marca da Maldade", de Orson Welles, podemos pensar na grande seqüência inicial como uma seqüência coreográfica, assemelhando-se muito a um filine musical devido às suas características espaciais, de movimentação gestual e teatral dentro da música e, principalmente, pelo posicionamento de câmera e dinâmica de filinagem. Na primeira imagem, um indivíduo segura uma bomba junto ao corpo, de modo a exibi-Ia frontalmente para o espectador. Ao acioná-Ia, ouve-se uma risada feminina ao fundo que funciona como um "detonador" da ação coreográfica que se segue. O rapaz, com a bomba nas mãos, virase em direção ao local de onde vem a risada, e aponta-a (como apontaria um revólver) para o casal que vem à pé em sua direção, indicando o alvo para o qual ela se destina. Nesse momento, estabelece-se um ritmo de ação (que permanece até o final da tomada) apoiado no tema musical que se inicia, e que percursivamente imita o tic-tac de um relógio, norteando toda a movimentação coreográfica
PDF

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.