Banner Portal
Posgrado y desarrollo: la experiência Cubana
PDF

Como Citar

GONZÁLEZ, Fernández. Posgrado y desarrollo: la experiência Cubana. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 16–26, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644200. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste documento são exploradas diversas expressões dos vínculos entre educação superior e sociedade em Cuba com ênfase nas áreas de pesquisa e de pós-graduação. Na última década a pós-graduação e a pesquisa, em suas inter-relações, ocupam um lugar cada vez mais relevante nas instituições de educação superior em Cuba. Com isso o problema da qualidade de pós-graduação passa a um primeiro plano. A qualidade se concebe como a unidade da pertinência social com a excelência acadêmica. Entende-se que sem respostas claras às perguntas: pós-graduação por quê? E pós-graduação para quem? (problema da pertinência social), não é possível responder coerentemente às perguntas do quê e do como da pós-graduação, assim como à definição dos padrões (problema da excelência acadêmica)

Abstract

In this paper several expressions of links between higher education and society in Cuba are explored, with emphasis on the areas of research and graduate studies. In the last decade graduate studies and research, in their inter-relationships, occupy a progressively relevant place in Cuban institutions of higher education. This situation has brought the quality problem of graduate education to the first front. Quality is conceived of as the unity of social relevance and academic excellence. Without clear answers to the questions of what and for whom is graduate education (problems of social relevance), it is impossible to answer correctly the questions of what and the how of graduate education, as weIl as the definition of standards (problems of academic excellence).

Dcscriptors: Graduate Education in Cuba. Graduate Education and Development in Cuba. Higher Education in Cuba

PDF

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.