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Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo
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Palavras-chave

Leitura. Leitura de Cloze. Ensino superior. Psicopedagogia no 3º grau. hábitos de estudo de universitários

Como Citar

SANTOS, Acácia A. Angeli. Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 27–37, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644201. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O presente trabalho avaliou a eficácia de um programa psicopedagógico para estudantes universitários iniciantes, selecionados através do Teste de Cloze e divididos em dois grupos: Experimental (N=22) e Controle (N=22). O programa foi desenvolvido em trinta e duas sessões e incluiu, além do treino de compreensão em leitura, a orientação de hábitos de estudo e uso da biblioteca. Os resultados não demonstraram superioridade do Grupo Experimental na compreensão em leitura, mas evidenciaram aumentos significativos no desempenho acadêmico dos sujeitos e melhoras qualitativas em seus hábitos de estudo. Palavras-chaves: Leitura; Leitura de Cloze; Ensino superior; Psicopedagogia no 3º grau; hábitos de estudo de universitários.

Abstract

This experimental study evaluated the effectiveness of a psychopedagogical program for beginning undergraduate students selected through the Cloze Test and divided in two groups: the experimental (N=22) and the control group (N=22). The program was developed in thirty-two sessions and included training in reading comprehension and guidance in study habits and library use. The results did not show greater achievement of the experimental group in reading comprehension but indicated significant increase in academic performance and qualitative improvements in study habits.

Dcscriptors: Student reading in higher education;. Cloze Technique; Study habits of undergraduate students. Psychopedagogy in higher education

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