O limpo e o sujo: uma história da higiene corporal

  • Joseane Maria Parice Bufalo Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este livro foi escrito com o objetivo de mostrar ao leitor que sempre existiram de alguma forma práticas de limpeza corporal. Com o passar dos tempos foram se adicionando exigências, o que implicou em regras. Portanto, VigarelIo afirma que uma história da limpeza corporal é também uma história social. Assim, o autor aborda nesta obra as definições, os padrões e as técnicas de limpezas corporais entre a Idade Média e o século XX. Ele se apóia na teoria do sociólogo alemão Norbert Elias para analisar o processo de civilização das sociedades ocidentais, a partir de uma característica: as transformações da relação dos seres humanos com seu corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseane Maria Parice Bufalo, Universidade Estadual de Campinas
Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Desde 1992 é professora da Prefeitura Municipal de Campinas em creche. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil de 0 a 6 anos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores/as.
Publicado
2016-03-14
Como Citar
Bufalo, J. M. P. (2016). O limpo e o sujo: uma história da higiene corporal. Pro-Posições, 8(1), 59-61. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644204
Seção
Leituras e Resenhas

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)