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Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente
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Palavras-chave

Atividades culturais. Práticas extracurriculares. Sucesso acadêmico.

Como Citar

SILVA, Maria Gabriela Queiroz da; EHRENBERG, Mônica Caldas. Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 28, n. 1, p. 15–32, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158. Acesso em: 24 maio. 2024.

Resumo

Apresentando a problemática “O exercício de atividades culturais e esportivas extracurriculares pode influir no rendimento acadêmico do aluno? ”, a presente pesquisa incumbiu-se de investigar a relação da prática de atividades culturais e esportivas extracurriculares no desenvolvimento do estudante. Confrontou-se a pesquisa bibliográfica realizada em plataformas nacionais e internacionais com os dados tabulados, obtidos em um questionário aplicado a estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de São Paulo, presumindo que, ao ingressarem em um vestibular de alta concorrência, tiveram acesso a diversas atividades culturais e esportivas extracurriculares, e esse fator poderia relacionar-se com seu desempenho acadêmico. Concluiu-se que, com a realização de tais práticas, o indivíduo é beneficiado pela melhoria dos diferentes domínios do desenvolvimento, sejam no aspecto motor, afetivo, social e cognitivo, sejam na capacidade de correlacionar habilidades e competências.
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Referências

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