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A Igreja Católica e suas instituições de Ensino Superior
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Palavras-chave

Ensino superior. Igreja Católica. Sociologia da educação

Como Citar

ARDUINI, Guilherme Ramalho. A Igreja Católica e suas instituições de Ensino Superior. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 28, n. 3, p. 60–82, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651664. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este artigo visa apresentar um mapa das instituições de Ensino Superior (IES) de propriedade de algumas organizações da Igreja Católica, com o objetivo de fornecer subsídios para uma discussão sobre a laicidade a partir de um ramo importante do sistema educacional brasileiro, dado que o ensino universitário concentra boa parte dos esforços das instituições religiosas, ao mesmo tempo em que é responsável pela formação profissional e pela pesquisa em seu nível mais avançado. As IES confessionais, vivendo entre as expectativas traçadas por uma burocracia religiosa – tais como angariar fundos para seus mantenedores ou produzir conhecimento em temas do interesse destes – e as exigências dos órgãos de controle de ensino e pesquisa universitários, revelam o perfil do investimento realizado através de dados como: o tipo de curso privilegiado ou as áreas de conhecimento com maior número de ofertas. Além disso, será possível estabelecer parâmetros de classificação que permitam descrever uma topografia dessas instituições, tanto no sentido literal (onde estão e com que perfil) quanto no sentido bourdieusiano do espaço que seus administradores ocupam no campo universitário brasileiro. O fato de a maioria das instituições analisadas possuir exclusivamente cursos de graduação – e de Pedagogia e licenciatura em quase todas –permite à pesquisa afirmar que ocupam uma posição dominada em termos de inovação científica e, ao mesmo tempo, dominante na divulgação do conhecimento existente.
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Referências

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