Banner Portal
Avaliando a qualidade dos serviços para a infância:
Acesso Remoto

Palavras-chave

Avaliação
Documentação
Participação
Reflexividade
Intersubjetividade

Como Citar

GIANDOMENICO, Isabella Di; PICCHIO, Mariacristina; MUSATTI, Tullia. Avaliando a qualidade dos serviços para a infância:: uma abordagem participativa. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 2, p. 117–136, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656327. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Serviços educacionais para a infância apresentam certas características específicas que têm consequências importantes para a escolha da abordagem teórica e dos procedimentos para avaliação da sua qualidade. Serão expostas nesta contribuição algumas dessas características e analisadas suas consequências. Apresenta-se aqui o sistema de avaliação da qualidade dos serviços educacionais para a infância desenvolvido e testado em várias cidades italianas, discutindo a abordagem teórica e descrevendo os procedimentos. O sistema inclui a participação das várias partes interessadas na avaliação e se baseia na documentação escrita da experiência de crianças e pais no serviço, produzida, analisada e discutida pelos operadores nas reuniões de colegiado. A avaliação está incluída na atual atividade profissional dos operadores e objetiva implementar suas habilidades de reflexão e introduzir intervenções de inovação nos serviços.

Acesso Remoto

Referências

Becchi, E., Bondioli, A., Centazzo, R., Cipollone, L., & Ferrari, M. (1999). Strumenti e indicatori per valutare il nido. Un percorso di analisi della qualità di un servizio educativo in Umbria. Bergamo: Edizioni Junior.

Becchi, E., Bondioli, A., Centazzo, R., Ferrari, M., Gariboldi, A., & Ghedini, P. (2000). Gli indicatori di qualità della Regione Emilia Romagna. Bergamo: Edizioni Junior.

Becchi, E., Bondioli, A. & Ferrari, M. (2002). Il progetto pedagogico del nido e la sua valutazione. Azzano San Paolo (BG): Edizioni Junior. Bondioli, A. (2004). Valutare. In A. Bondioli, & M. Ferrari (Eds.), Verso un modello di valutazione formativa (pp. 11-58). Bergamo: Edizioni Junior.

Bondioli, A., & Ferrari, M. (2008). AVSI. Autovalutazione della scuola dell’infanzia. Azzano S. Paolo (BG): Edizioni Junior.

Bondioli, A., & Savio, D. (Eds.) (2010). Partecipazione e qualità. Parma: Edizioni Junior-Spaggiari. Bove, C. (2007). Parent Involvement. In R. S. New, & M. Cochran (Eds.), Early Childhood Education. An International Encyclopedia (Vol. 4, pp. 1141-1145). Westport (CT): Praeger Publishers.

Bruner, J. (1996). The culture of education. Cambridge: Harvard University Press.

Children In Europe (2007). Young children and their services: developing a European approach. Policy Paper.

Di Giandomenico, I., Musatti, T., & Picchio, M. (2011). Analizzare la qualità dell’esperienza quotidiana dei bambini nei servizi educativi per l’infanzia: la documentazione scritta. In EADAP (Ed.), Guida metodologica ERATO. Accogliere la diversità nei servizi educativi per l’infanzia (pp. 49-61). Parma: Edizioni Spaggiari.

Di Giandomenico, I.. & Picchio, M. (2011). La place des parents dans l'évaluation de la qualité des services éducatifs pour la petite enfance. In E. Catarsi, & J.P. Pourtois (Eds.), Educazione familiare e servizi per l’infanzia / Education familiale et services pour l'enfance, XIII Congresso Internazionale AIFREF 2010 (pp. 272-274). Firenze: Firenze University Press.

Di Giandomenico, I., Picchio, M., & Musatti, T. (2015). Costruire e consolidare il sistema integrato dei servizi per l’infanzia: il ruolo delle attività di valutazione. In A. Bondioli, & D. Savio (Eds.), La valutazione di contesto nei servizi per l’infanzia italiani (pp. 195-211). Parma: Edizioni Junior-Spaggiari.

Emiliani, F. (2008). La realtà delle piccolo cose. Psicologia del quotidiano. Bologna: Il Mulino.

European Commission Childcare Network. (1991). Quality in Services for Young Children: A Discussion Paper. Brussels: European Commission, Equal Opportunities Unit.

Fetterman, D.M. (1994). Empowerment Evaluation. Evaluation Practice, 15, 1-15.

Gruppo di Ricerca Sviluppo Umano e Società dell’ISTC-CNR (2012). Documentare, analizzare e valutare la qualità dell’esperienza quotidiana dei bambini al nido. Roma: Istituto di Scienze e Tecnologie della Cognizione, Consiglio Nazionale delle Ricerche.

Hanberger, A. (2006). Evaluation of and for democracy. Evaluation, 12, 17-37.

Istituto degli Innocenti, & Regione Toscana (2006). La qualità dei servizi per la prima infanzia. Firenze: Istituto degli Innocenti.

Marcuccio, M., & Zanelli, P. (Eds) (2013). Sguardi sul nido. Parma: Edizioni Junior-Spaggiari.

Musatti, T. (2001). I servizi integrativi al nido. In L. Cipollone (Ed.), Il monitoraggio della qualità dei servizi per l’infanzia e l’adolescenza (pp. 63-156). Bergamo: Edizioni Junior.

Musatti, T. (2014). Genitori e servizi educativi 0-6: oltre il problema dell’accesso. In Transatlantic Forum on Inclusive Early Years, I genitori negli spazi di vita dell’infanzia. Idee condivise (n.3, pp. 143-148). Padova: Compagnia di San Paolo e Fondazione Zancan.

Musatti, T. (2016). Principle 7. Evaluation: participatory, democratic and transparent. Dossier of Children In Europe, 1-8. Musatti, T., Mayer, S. & Picchio, M. (2010). Partager l'éducation de son enfant: avec qui et pourquoi ? La voix des parents. In S. Rayna, M.N. Rubio, & H. Schedu (Eds.), Parentsprofessionnels: la coéducation en question (pp. 97-103). Toulouse: Édition Érès.

OEDC (2001). Starting Strong I: Early Childhood Education and Care. Paris: OEDC Publishing.

OEDC (2006). Starting Strong II: Early Childhood Education and Care. Paris: OEDC Publishing.

OEDC (2012). Starting Strong III: A Quality Toolbox for Early Childhood Education and Care. Paris: OEDC Publishing.

Picchio, M. (2016). La documentazione narrativa nei servizi per l’infanzia. In P. Sposetti, & G. Szpunar, Narrazione e educazione (pp. 41-53). Roma: Edizioni Nuova Cultura.

Picchio, M., Di Giandomenico, I., & Musatti, T. (2014). The use of documentation in a participatory system of evaluation. Early Years: An International Research Journal, 34 (2), 133-145.

Picchio, M., Giovannini, D., Mayer, S., & Musatti, T. (2012). Documentation and analysis of children's experience: an ongoing collegial activity for early childhood professionals. Early Years: An international Journal of Research and Development, 32 (2), 59-170.

Plottu, B., & Plottu, E. (2009). Approaches to participation in evaluation: Some conditions for implementation. Evaluation, 15, 343-359.

Reason, P. (2006). Choice and quality in action research practice. Journal of Management Inquiry, 15(2), 187-203.

Rinaldi, C. (2005). In dialogue with Reggio Emilia: Listening, researching and learning. London: Routledge.

Savio, D. (2013). Il progetto pedagogico del nido. La valutazione pedagogica. Quaderno n.31 del Servizio Politiche familiari, Infanzia e Adolescenza, Regionale Emilia-Romagna, 49-57. Schön, D.A. (1983). The reflective practitioner. New York: Basic Books.

Scopelliti, M., & Musatti, T. (2013). Parents’ view of child care quality: values, evaluations, and satisfaction. Journal of Child and Family Studies, 22(8), 1025-1038.

Scriven, M. (1967). The methodology of evaluation. In R.W. Tyler (Ed.), Perspectives of Curriculum Evaluation (pp. 39-83). Chicago, Il: Rand McNally.

Turner, T., & Wilson, D. G. (2009). Reflections on documentation: A discussion with thought leaders from Reggio Emilia. Theory Into Practice, 49(1), 5-13.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.