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Saberes locais sobre formação de jovens em vulnerabilidade social na região de M’Boi Mirim e proximidades
Acesso Remoto

Palavras-chave

Juventude
Vulnerabilidade
Educação

Como Citar

MATHEUS, Tiago Luis Corbisier; OLIVEIRA , Letícia Daidone. Saberes locais sobre formação de jovens em vulnerabilidade social na região de M’Boi Mirim e proximidades . Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 2, p. 185–209, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656341. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa toma a educação como eixo privilegiado para o enfrentamento da vulnerabilidade social juvenil na região de M’Boi Mirim e proximidades. Por meio de entrevistas qualitativas, foram ouvidos educadores, diretores e gestores locais, de escolas (15 e um EJA) e equipamentos de formação complementar (3 centros de juventude). As escolas investigadas mostram dificuldade no enfrentamento dos desafios lá vividos: sobrecarregadas na função social assumida, vivem problemas de diversos tipos, desde restrições financeiras, inconstância do corpo docente, evasão escolar, violência dentro e fora do meio escolar, e dificuldade de tornar a escola um lugar inclusivo e plural. Há, porém, escolas, centros de juventude e educadores locais que têm desenvolvido estratégias fecundas para o enfrentamento da vulnerabilidade social juvenil, criando dispositivos de não discriminação, espaços de diálogo e de respeito compartilhado e abrindo seus portões para o convívio regular e cotidiano com o entorno, entre outras ações.

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