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Professores (as) de enfermagem:
Acesso Remoto

Palavras-chave

Relações de gênero
Enfermagem
Educação profissional
Trabalho

Como Citar

MONTEIRO , Maria Inês; ANDRADE, Cristiane Batista. Professores (as) de enfermagem:: gênero, trajetórias de trabalho e de formação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 2, p. 210–234, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656343. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este texto analisa as trajetórias de formação e de trabalho de professores(as) enfermeiros(as) do ensino técnico de enfermagem, na dimensão das relações de gênero. A pesquisa, com referencial teórico e metodológico relativo à divisão sexual do trabalho e à história oral, entrevistou quatro professoras e dois professores do ensino técnico em enfermagem. O estudo revelou diferenças na forma como os homens e as mulheres iniciaram suas carreiras e no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais, em função da interferência de aspectos familiares, como casamento e filhos. Constatou, no entanto, similitudes no trabalho de profissionais de ambos os gêneros quanto ao ato educativo: homens e mulheres se preocupam com a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e fazem da educação um espaço de cuidado do outro.

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