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Simon Rodríguez e a escuta a beira do vazio:
Acesso Remoto

Palavras-chave

Simón Rodríguez
Filosofia
Educação popular
Professor popular
Vácuo

Como Citar

DURÁN, Maximiliano Lionel. Simon Rodríguez e a escuta a beira do vazio:: leitura em chave ontológica da escola. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 2, p. 299–321, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656350. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Simon Rodríguez cria em 1826 uma escola completamente original na cidade de Chuquisaca. Pela primeira vez na América, os meninos e as meninas que compõem as distintas castas são incluídos numa mesma sala de aula em qualidade de iguais. Ao longo de sua obra, Rodríguez faz referência a essa escola inédita no continente americano com o nome de educação popular. A escola criada por Rodríguez se caracteriza pelo desenvolvimento axiomático dum princípio igualitário. A diferença doutros projetos escolares latino-americanos da mesma época cujo propósito é, no melhor dos casos, gerar certas condições de igualdade entre a população escolar, a escola de Rodríguez parte da igualdade como sua condição de possibilidade. Neste trabalho, procura-se pensar um dos componentes dessa escola popular: o professor. Para alcançar o objetivo proposto, dividiu-se o artigo em três partes. Na primeira delas, desenvolveu-se uma análise das categorias ontológicas e metaontológicas do filósofo francês Alain Badiou. Nessa seção, apresentamse brevemente os conceitos de situação, estado da situação, vácuo e acontecimento. Na segunda parte do trabalho, mostra-se a reapropriação dessas categorias por parte de Alejandro Cerletti. O autor realiza uma leitura das categorias badiouanas em clave educativa. A última parte se propõe, a partir dessas categorias, fazer uma análise do conceito de professor implícito na escola de Rodríguez, com o propósito de mostrar que o professor popular é aquele que acompanha as crianças num processo de atenção centrado na escuta à borde do vácuo.

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Referências

Locke, J. (2012). Pensamientos sobre la educación. Madrid: Akal.

Nancy, J. L. (2015). Estar a la escucha. Buenos Aires: Amorrortu Editores.

Quintiliano, M. F. (1887). Instituciones Oratorias. Madrid: Librería de la Viuda de Hernando y Cía.

Rodríguez, S. (1999). Obras Completas (Vol. I y II). Caracas: Ediciones de la Presidencia de la República Bolivariana de Venezuela.

Rousseau, J.J. (1966). Emile ou de l`éducation. Paris: Garnier – Flammarion.

Vera Peñaranda, P. E. (2009). Simón Rodríguez y sus ideas de educación popular en Bolivia. La Paz: IEB, Inst. Estudios Bolivianos.

Vives, J. L. (1817). Diálogos. Madrid: Edición La viuda de Barco López.

Vives, J. L. (1984). Tratado de la enseñanza. México: Porrúa.

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