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Práticas de desenho e saberes geométricos nos manuais escolares do século XIX
Acesso Remoto

Palavras-chave

Práticas de desenho
Saberes geométricos
Manuais escolares
Século XIX

Como Citar

SILVA, Maria Célia Leme da. Práticas de desenho e saberes geométricos nos manuais escolares do século XIX. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 2, p. 352–369, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656352. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O artigo analisa as diferentes práticas de desenho no processo de escolarização de saberes geométricos presentes nos manuais escolares do século XIX e discute as diferenças entre os manuais traduzidos e a produção brasileira. A pergunta que norteia a análise é: como as práticas de desenho participam do processo de escolarização dos saberes geométricos? Os manuais revelam a presença de duas abordagens distintas para a escolarização de saberes geométricos: o desenho à mão livre e o desenho geométrico, com instrumentos. Apesar de as traduções de manuais estrangeiros propagarem marcas do método intuitivo, em que o desenho à mão livre escolariza os saberes geométricos, tal proposta não prevalece nas produções brasileiras, que se caracterizam pelo desenho geométrico de figuras previamente definidas, de modo que os saberes geométricos sustentam a prática do desenho.

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